De acordo com Inmet, já choveu mais que o esperado para todo o mês de dezembro e, até março, a tendência é de que o quadro não se altere. A nova estação começa às 2h30

" /> De acordo com Inmet, já choveu mais que o esperado para todo o mês de dezembro e, até março, a tendência é de que o quadro não se altere. A nova estação começa às 2h30

">

21/12/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:48

Verão de chuva no DF

De acordo com Inmet, já choveu mais que o esperado para todo o mês de dezembro e, até março, a tendência é de que o quadro não se altere. A nova estação começa às 2h30

Por

Victor Ribeiro, da Agência Brasília

O verão começa às 2h30 da madrugada desta quinta-feira (22/12) e a previsão é de que, no Distrito Federal, os próximos meses sejam de chuva. De acordo com as análises do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice pluviométrico superou nesta quarta-feira a marca esperada para todo o mês de dezembro.

“Registramos até o meio da tarde 251,9 milímetros de chuva, passando da média para o mês, que é de 246 milímetros”, informou o chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo (Capre) do Inmet, Luiz Cavalcanti.

A previsão para os próximos três meses é de muita chuva. “Eventualmente pode chover forte e ocorrerem raios”, disse o meteorologista. Quem for acompanhar o Réveillon em locais abertos deve ficar de olho na previsão do tempo, porque, ainda segundo Luiz Cavalcanti, existe a possibilidade de chover em pontos do DF durante a passagem de ano.

Dicas de prevenção – A Defesa Civil orienta a população a se proteger, fazendo revisão de toda a rede elétrica, consertando falhas no telhado e jogando lixo em locais adequados, para que não entupa os bueiros, causando alagamentos. Quem mora próximo a árvores altas deve procurar a administração regional para providenciar a poda, no caso de haver risco de queda de galhos.

Se houver risco de a chuva invadir a casa das pessoas, a melhor opção é procurar um local seguro, em pontos mais altos da cidade. Se a moradia tiver ligação de água improvisada ou clandestina, deve-se evitar beber essa água. Somente a água distribuída pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) é confiável.

Quem for surpreendido pela chuva na rua, deve procurar um abrigo seguro, que não alague e que seja longe de árvores. Elas atraem raios e seus galhos podem cair.

Raios – Estima-se que o Brasil seja campeão mundial de raios, que são descargas elétricas. Na região Distrito Federal, o fenômeno é muito comum. Por isso, é importante evitar lugares abertos em dias chuvosos, como campos de futebol e pastos. A Defesa Civil recomenda também que as pessoas fiquem longe de objetos altos, como árvores, postes, quiosques e caixas d’água. A dica também vale para objetos metálicos, como cercas de arame, tratores, postes e escadas, e isolantes, como postes de energia e coberturas de metal.

Deve-se ainda evitar andar de bicicleta, a cavalo ou de moto. Nestas circunstâncias, não é recomendável soltar pipas ou carregar varas de pesca. Se não houver abrigo próximo, o melhor é ficar agachado em algum ponto seguro, até a tempestade passar.

Quem estiver em casa deve desligue os aparelhos domésticos da tomada, evite usar o telefone e manter distância de janelas, torneiras e canos elétricos. Outra dica é evite andar descalço ou tomar banho durante a chuva com raios.