Faixas exclusivas, licitação de novos ônibus, estrutura para a Rodoviária do Plano Piloto e parcerias com o governo federal vão facilitar a vida dos cidadãos. Com deslocamentos mais rápidos, população terá melhor qualidade de vida

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25/12/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Melhores condições para os usuários de transporte público

Faixas exclusivas, licitação de novos ônibus, estrutura para a Rodoviária do Plano Piloto e parcerias com o governo federal vão facilitar a vida dos cidadãos. Com deslocamentos mais rápidos, população terá melhor qualidade de vida

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. Foto: Brito

Secretaria de Comunicação

 

A faixa exclusiva para ônibus faz parte de uma série de medidas que serão adotadas pela DFTrans e pela Secretaria de Transportes do Distrito Federal que terão impacto direto na vida da população. Entre elas, estão a licitação que vai substituir 75% dos ônibus em circulação, modernizando a frota de veículos coletivos; melhorias na Rodoviária do Plano Piloto, prevista no pacote de obras anunciado na semana passada pelo governador Agnelo Queiroz, e parcerias com o governo federal, que têm como destaque o investimento no transporte ferroviário de passageiros e o Programa de Aceleração do Crescimento voltado para a mobilidade (PAC da Mobilidade Urbana).
 
“Com um transporte público de qualidade e um sistema viário inteligente, os cidadãos poderão passar mais tempo com suas famílias, estudando ou se qualificando. Ou seja, vamos trazer, de forma definitiva, qualidade de vida para nossa população”, afirma o governador Agnelo Queiroz.
 
Incentivo ao transporte coletivo – Segundo o governador Agnelo Queiroz, é preciso priorizar o transporte público em faixas exclusivas e incentivar o brasiliense a deixar o carro na garagem. Por exemplo, 94,26% dos veículos que trafegam na EPNB são particulares (automóveis ou caminhões) e 5,74% são ônibus (desconsiderando as motos), embora os de uso privado transportem somente 29,29% e os coletivos 70,31% dos passageiros. Os congestionamentos na via, em boa parte, se devem ao grande número de automóveis. Se fossem enfileirados, os carros que transitam pela EPNB ocupariam uma área de 286 mil metros quadrados, seis vezes mais que a dos ônibus (44.820 metros quadrados).
 
Ônibus novos – O secretário de Transportes, José Walter Vazquez, explica que a licitação de novos ônibus, que será em fevereiro, vai retirar das ruas 75% dos ônibus que estão em circulação atualmente. Ele conta que a frota atual é antiga e está obsoleta, apresentando riscos à segurança dos passageiros. “Até o final de 2012 não haverá mais ônibus rodando com mais de sete anos de uso”, explica José Walter. “Essa licitação vai transformar todo o sistema e, então, o usuário vai começar a sentir a diferença.”
 
O primeiro passo para melhorar o transporte público no DF foi a retomada do Sistema de Bilhetagem Automática, em junho deste ano. Até então, o sistema era gerido pela Fácil, que não conferia transparência aos dados nem repassava as informações para que o governo pudesse elaborar um planejamento para a mobilidade urbana. Essas informações essenciais ficavam nas mãos de empresários do setor. Em junho, o sistema passou a ser controlado pelo governo, quando foi determinada a elaboração de uma nova licitação.
 
A primeira medida prática e efetiva foi a licitação que começou no dia 14 de dezembro e vai até fevereiro de 2012, quando será publicado um novo edital. Além de renovar a frota, a licitação vai a melhorar a qualidade e a acessibilidade do transporte, dará maior eficiência ao serviço, e permitirá o planejamento e a racionalização das linhas, com a implantação dos corredores exclusivos. Haverá ainda a integração dos transportes coletivos, além da criação do bilhete único e do sistema inteligente de monitoramento da frota.
 
Faixa exclusiva – A faixa exclusiva para ônibus, que terá início no DF na próxima terça-feira (27), é realidade em diversas cidades do Brasil e do mundo e, agora, terá a sua primeira experiência em Brasília. A separação entre automóveis e ônibus trará mais fluidez ao trânsito. A EPNB foi escolhida por representar o maior desafio para o governo.
 
A faixa exclusiva da EPNB tem a extensão de oito quilômetros, indo do viaduto do Pistão Sul de Taguatinga até a entrada do viaduto da Candangolandia, e vai beneficiar uma região de 415 mil habitantes (Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II e Núcleo Bandeirante), além dos que usam a via vindos de Taguatinga Sul, Park Way, Arniqueiras e Águas Claras. (Veja abaixo o planejamento das demais faixas exclusivas)
 
Reforma da Rodoviária – Outros investimentos em conforto e acessibilidade farão parte das melhorias da Rodoviária do Plano Piloto. Essas obras estão incluídas no pacote de R$ 778,1 milhões anunciado nesta semana pelo governador Agnelo Queiroz e começam ainda em 2011.
 
Na rodoviária, serão investidos, aproximadamente, R$ 6 milhões. Serão trocados todos os elevadores e escadas rolantes da Rodoviária do Plano Piloto até o final de 2012. As obras começam nos próximos dias. As melhorias na rodoviária vão beneficiar as 600 mil pessoas que passam todos os dias pelo terminal.
 
Parceria com o Governo Federal – A partir de parcerias com o governo federal, o GDF vai realizar obras de infraestrutura para o setor, permitindo a criação de novos modais, como o transporte ferroviário de passageiros. A primeira medida articulada conta ainda com a parceria do governo de Goiás, para a instalação do trem de passageiros entre Brasília e Luziânia.
 
Os recursos virão, em grande parte, do PAC da Mobilidade Urbana. Foram solicitados ao governo federal R$ 2,8 bilhões em recursos para o PAC da Mobilidade Urbana, para as transformações do sistema de transportes. A resposta do que deve ser liberado deve sair até janeiro. Devido ao Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), as propostas do GDF foram consideradas pelo Ministério das Cidades, responsável pela liberação dos recursos, como a mais integrada entre todas as outras Regiões Metropolitanas.
 
Veja o planejamento para outras sete faixas exclusivas em Brasília:
 
1- BR-020, entre Sobradinho I e a entrada da Ponte do Bragueto (dois sentidos).
2- BR-040, entre o Viaduto de Santa Maria e o Viaduto da Candangolandia (dois sentidos).
3- Eixo Monumental, entre o Cruzeiro Velho e a Rodoviária do Plano Piloto (dois sentidos).
4- Hélio Prates, entre o Centro/Feira de Ceilândia e o antigo Buritinga (dois sentidos).
5- DF-085, entre o Estádio e o Centro de Taguatinga.
6- Via Estrutural, entre a Cidade do Automóvel e a entrada do Viaduto Ayrton Senna (pico da manhã).
7- Via Estrutural, entre o Posto do Batalhão da Polícia Militar de Trânsito e o Viaduto do Pistão Norte (pico da tarde).