Bancos de sangue e de leite humano estão com estoques baixos e precisam de doações

" /> Bancos de sangue e de leite humano estão com estoques baixos e precisam de doações

">

26/12/2011 às 03:00

É tempo de doar

Bancos de sangue e de leite humano estão com estoques baixos e precisam de doações

Por

Suzano Almeida, da Agência Brasília

 

Os bancos de sangue e leite humano do Distrito Federal estão com seus estoques baixos. O principal motivo para o déficit é o período de festas, quando muitas pessoas saem do Distrito Federal e o número de doadores cai bruscamente. Por esse motivo, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) e os bancos de leite do DF estão convidando a população a realizar o gesto de amor que pode salvar muitas vidas.

 

Dentre os bancos de leite com menor estoque estão os dos hospitais regionais da Asa Norte (Hran) e Asa Sul (Hras). A coordenadora dos Bancos de Leite do Distrito Federal, a médica-pediatra Miriam de Oliveira dos Santos, afirma que esses hospitais recebem o excedente de outros bancos e que o leite que chega é pasteurizado e utilizado em no máximo dois dias. Caso não haja novas doações os bancos podem ficar vazios.

 

“Todos os bebês internados necessitam do leite humano, mas como estamos com os estoques baixos nós priorizamos os mais graves, no momento”, afirma a coordenadora.

 

Para doar a mãe deve lavar bem com sabão às mãos até a altura dos cotovelos e o bico do seio apenas com água limpa. Depois, depositar o leite em um frasco de vidro com tampa de plástico esterilizado. Após recolher o líquido, ela deve congelá-lo e entrar em contato com os bancos de leite dos hospitais regionais, pelos números 3325-4207 (Hran) ou 3352-6900 (Hospital Regional de Taguatinga, que é o hospital de referência). O leite será recolhido num prazo de dez a quinze dias, por uma das dez equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

 

A médica-pediatra explica que o tempo de espera existe porque os militares fazem rotas pré-estabelecidas a cada dia. Apenas neste ano, foram realizadas 26 mil visitas, para o recolhimento de leite materno. Mesmo com um número tão alto, ela afirma que até novembro foram recolhidos cerca de 3 mil litros a menos do que no ano passado.

 

Bancos de Sangue

 

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) também está passando por dificuldades por conta das festas de final de ano. Neste período há uma grande queda no número de doadores e considerável aumento no número de acidentes.

 

De acordo com a Fundação, os tipos sanguíneos que mais necessitam de doações são os negativos, especialmente o “O” negativo.

 

Os interessados devem comparecer ao Hemocentro respeitando os seguintes critérios para doar sangue:

 – Ter entre 16 e 67 anos (menores de 18 devem estar acompanhados dos pais ou portar autorização registrada em cartório);

 – Apresentar documento oficial com foto (pode ser carteira de identidade, de habilitação, entre outros)

 – Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação;

 – Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas antes da doação;

 – Gozar de boa saúde (avaliação médica no Hemocentro);

 – Estar alimentado;

 – Não estar em uso de medicamentos;

 – Pesar acima de 50 quilos (descontar vestuário);

 – Não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos doze meses;

 – Não ter realizado endoscopia nos últimos doze meses;

 – Evitar fumar 2 horas antes da doação.