Mês foi marcado pelo lançamento do Plano de Transparência e Combate à Corrupção e por diversas ações nas áreas consideradas prioritárias, como Saúde, Educação e Segurança

" /> Mês foi marcado pelo lançamento do Plano de Transparência e Combate à Corrupção e por diversas ações nas áreas consideradas prioritárias, como Saúde, Educação e Segurança

">

26/12/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Retrospectiva 2011: fevereiro

Mês foi marcado pelo lançamento do Plano de Transparência e Combate à Corrupção e por diversas ações nas áreas consideradas prioritárias, como Saúde, Educação e Segurança

Por

Da Redação

 

A atuação do Governo do Distrito Federal em fevereiro foi marcada por ações em diversas áreas, como Saúde, Educação, Transporte, Segurança Pública, Trabalho e Renda e Desenvolvimento do Entorno. Outro importante destaque do mês foi o lançamento do Plano de Transparência e Combate à Corrupção.

 

Tradicionalmente, no primeiro dia do mês de fevereiro, o governador encaminha a mensagem do governo para a abertura dos trabalhos na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). No texto deste ano, Agnelo Queiroz convocou os deputados a participar de um esforço conjunto entre o Executivo e o Legislativo para resgatar a moralidade pública no DF e estabeleceu a Saúde e a Educação como frentes prioritárias de seu governo.

 

Na mensagem à CLDF, Agnelo Queiroz também enfatizou o compromisso com o controle e a fiscalização de todos os atos e contratos do governo. Nesse sentido, o GDF lançou, no dia 04, o Plano de Transparência e Combate à Corrupção, que estabeleceu normas e procedimentos relacionados às ações de governo e criou mecanismos para aumentar a transparência e a participação social.

 

Saúde – A área da Saúde, deixada em estado de grande precariedade pelas gestões anteriores, foi prioridade em fevereiro. O governador, ao lado do secretário de Saúde, Rafael Barbosa, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou, em Samambaia, a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas no Distrito Federal.

 

Hospital de Planaltina

 

Agnelo Queiroz também anunciou um pacote de medidas para o Hospital Regional de Planaltina, que inclui a reforma do pronto-socorro e do ambulatório, e destacou o trabalho do governo para que Brasília seja referência nacional de transplante de órgãos. Outra medida realizada em fevereiro foi o recadastramento de todos os hemofílicos residentes no Distrito Federal.

 

Agnelo Queiroz também participou, ao lado da presidenta Dilma Rousseff, do lançamento do programa Saúde Não Tem Preço, do Ministério da Saúde, voltado para a distribuição gratuita de medicamentos contra hipertensão e diabetes na rede Farmácia Popular.

 

Educação – O governador Agnelo Queiroz garantiu passe livre para 165 mil estudantes do DF, com previsão de 40 mil novos cadastros. Mais de 400 escolas públicas ganharam reparos e manutenções em geral, sendo 305 por meio da operação Escola Arrumada, e tomaram posse todos os 400 professores efetivos aprovados no concurso de 2010.

 

Trabalho e renda – O GDF reabriu cinco agências do trabalhador, localizadas em Santa Maria, Recanto das Emas, Sobradinho, P. Sul e Samambaia. O governador Agnelo Queiroz também encaminhou para a Câmara Legislativa projeto de lei que regulamenta a situação dos pequenos e microempresários no DF.

 

Segurança Pública – O GDF iniciou em fevereiro o policiamento inteligente no Distrito Federal, com a entrega de 100 viaturas e seis ônibus de comando móvel, que atuam em policiamento preventivo, situações de crise e eventos de grande porte, inclusive para a segurança da Copa das Confederações (2013) e da Copa do Mundo (2014). Além disso, a Polícia Militar do Distrito Federal apresentou Plano Estratégico com 212 metas para otimizar e modernizar a corporação nos próximos anos.

 

Transporte – O governador Agnelo Queiroz e representantes de outras 23 grandes cidades brasileiras reuniram-se com a presidenta Dilma Rousseff, no dia 16, para o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento Mobilidade Grandes Cidades, que visa ampliar a capacidade de locomoção e melhorar a infraestrutura do transporte público nas grandes cidades. No DF, as prioridades são o Veículo Leve sobre Trilhos e a integração do sistema de transporte público.

 

Grandes eventos esportivos – Nos dias 15 e 16, o Comitê Organizador da Copa do Mundo visitou os estádios Valmir Campelo de Bezerra, o Bezerrão, no Gama; Augustinho Lima, em Sobradinho; Antônio Otonio Filho, ou Cave, no Guará; e Elmo Serejo Farias, ou Serejão, em Taguatinga. Os técnicos da FIFA avaliaram os campos e os estádios e verificaram o solo dos gramados, sistema de irrigação e drenagem. Também em fevereiro, o governador Agnelo Queiroz recebeu do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) o Plano para o Desenvolvimento do Esporte Paraolímpico no Distrito Federal, que visa transformar a capital do país num local de referência para formação e treinamento de atletas.

 

Entorno – O governador Agnelo Queiroz recebeu, no Palácio do Buriti, o governador de Goiás, Marconi Perillo, para discutir temas relacionados às cidades do Entorno, como saúde, desenvolvimento econômico, transportes e segurança pública. Os dois governadores também discutiram a criação de uma força-tarefa para buscar soluções na área de transporte com objetivo de integrar a região metropolitana entre as duas unidades da Federação.

 

Outros – O Governo do Distrito Federal realizou, em fevereiro, ações em diversas outras áreas. O governador Agnelo Queiroz apresentou ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o projeto pioneiro de implantação de banda larga em todo o Distrito Federal como facilitador da inclusão digital.

 

Agnelo Queiroz também lançou a Campanha de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no DF. Além disso, GDF voltou a administrar a Ceasa, que tinha sido terceirizada pela administração anterior.