Nadador Ícaro Pereira conquistou o ouro nos 200 metros medley e prata nos 100 metros peito

" /> Nadador Ícaro Pereira conquistou o ouro nos 200 metros medley e prata nos 100 metros peito

">

27/12/2011 às 03:00

Bolsista da Secretaria de Esporte se destaca nas Olimpíadas Escolares

Nadador Ícaro Pereira conquistou o ouro nos 200 metros medley e prata nos 100 metros peito

Por


. Foto: Arquivo pessoal

    Secretaria de Esporte

    Em 2011, vários atletas brasilienses se destacaram em torneios nacionais e internacionais. Entre eles está o nadador Ícaro Pereira. Com 15 anos, o bolsista da Secretaria de Esporte ganhou duas medalhas nas Olimpíadas Escolares de 2011. Ele conquistou o ouro nos 200 metros medley e prata nos 100 metros peito.
     
    Para se tornar vencedor, Ícaro conta com uma rotina muito forte de treinos. De segunda a sábado, nada, em média, de duas a três horas no Iate Clube. “Às vezes, antes de ir à escola, acordo às cinco da manhã para treinar”, conta. Ele descobriu a natação ainda cedo, com apenas quatro anos. “Fazia antes por diversão. Só aos nove anos que comecei a treinar realmente”, diz.
     
    O apoio da família tem sido uma das bases do seu desempenho. Segundo o atleta, além de ser treinador, seu pai é o grande incentivador para continuar na natação. A família do esportista já está acostumada com as piscinas. Todos os irmãos são nadadores também. A mãe foi única que não seguiu o caminho.
     
    O nadador possui um currículo vitorioso. Além das medalhas nas Olimpíadas Escolares, conquistou a prata nos 200 metros medley do Campeonato Brasileiro disputado em Fortaleza. Para 2012, Ícaro tem como meta novamente o Brasileiro e os jogos escolares. Também tenho o objetivo de chegar à seleção brasileira. Eu me espelho no Cesar Cielo para conseguir isso”, falou.
     
    Todo atleta precisa de um suporte financeiro para ajudar no custeio de equipamentos, alimentação e passagens aéreas. Para isso, Ícaro teve a ajuda do Bolsa Atleta da Secretaria de Esporte. De acordo com ele, a bolsa o auxiliou bastante. “Graças a ela, eu consegui economizar dinheiro para pagar as viagens das competições”, explicou.
     
    Bolsa Atleta – A Bolsa Atleta é um programa da Secretaria de Esporte do Distrito Federal criado pela Lei nº 2.402, de 15 de janeiro de 1999, que visa garantir recursos para a manutenção pessoal de atletas em plena atividade esportiva e que não possuam patrocínio. Com isso, busca-se dar as condições necessárias para que os atletas possam dedicar-se ao treinamento esportivo e participar de competições que permitam o desenvolvimento de suas carreiras.