DFTrans avalia outras medidas para a EPNB, como permissão para táxis e veículos escolares trafegarem na faixa exclusiva e restrição de caminhões durante períodos de pico

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29/12/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Faixa exclusiva mostra resultados

DFTrans avalia outras medidas para a EPNB, como permissão para táxis e veículos escolares trafegarem na faixa exclusiva e restrição de caminhões durante períodos de pico

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. Foto: Pedro Ventura

DFTrans

O diretor geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella, e o diretor geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), José Alves Bezerra, fizeram na manhã desta quinta-feira (29) o trajeto entre o Terminal Rodoviário do Riacho Fundo e a Rodoviária do Plano Piloto num ônibus do transporte público coletivo. O objetivo foi ver de perto os reflexos no trânsito e avaliar os possíveis ajustes após a implantação do corredor exclusivo na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), além de conhecer, em primeira hora, a opinião dos usuários do transporte público sobre a novidade.

A viagem realizada pelos diretores dura, normalmente, 1h05. Hoje, o percurso foi concluído em cerca de 55 minutos. Ou seja, em um percurso de ida e volta, seriam 20 minutos a menos por dia, o que é bastante significativo. Somado o tempo total em um ano, seriam exatos 3 dias, 8 horas e 20 minutos a mais que o cidadão poderá usar para outros fins, em vez de ficar dentro do ônibus.

A impressão recolhida dos usuários foi muito positiva, e avaliação dos diretores e técnicos da área é que o funcionamento da faixa exclusiva para ônibus na EPNB tem alcançado o objetivo esperado: a redução do tempo de viagem dos usuários do ônibus. Estes usuários correspondem a 70% (47,7 mil) dos passageiros que transitam na via, enquanto os outros 30% (20,1 mil) transitam em veículos particulares.

Quanto aos possíveis ajustes, serão avaliadas medidas como intensificação da campanha de conscientização, permissão para táxis e veículos escolares trafegarem na faixa exclusiva, restrição de caminhões na via durante períodos de pico e reprogramação de semáforos, entre outras.

“A faixa exclusiva para ônibus é um compromisso do governador Agnelo Queiroz, e esta é apenas a primeira faixa implantada. Vamos fazer os ajustes necessários, mas sempre priorizando o transporte público coletivo”, observou o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella.