Setembro foi marcado pelo desenvolvimento dos preparativos para a Copa do Mundo, a realização do Festival de Cinema de Brasília e iniciativas diversas voltadas para planejamento

" /> Setembro foi marcado pelo desenvolvimento dos preparativos para a Copa do Mundo, a realização do Festival de Cinema de Brasília e iniciativas diversas voltadas para planejamento

">

30/12/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Retrospectiva 2011: Setembro

Setembro foi marcado pelo desenvolvimento dos preparativos para a Copa do Mundo, a realização do Festival de Cinema de Brasília e iniciativas diversas voltadas para planejamento

Por

Da Redação

O Distrito Federal entrou na contagem regressiva dos mil dias para a Copa do Mundo e várias ações foram realizadas – desde a questão da segurança, com simulações de abordagens e combate ao tráfico de drogas, à promoção de shows. O governador Agnelo Queiroz recebeu o vice-presidente do US Green Building Council (USGBC), Scot Horst, a quem apresentou o projeto de construção do Estádio Nacional de Brasília e recebeu elogios pelo planejamento do GDF para receber o evento esportivo mundial.

O USGBC é a única entidade que concede o selo Leed de sustentabilidade. Com 38% das obras prontas, o GDF anunciou a entrega do Estádio Nacional de Brasília em 31 de dezembro de 2012. Os trabalhos foram visitados in loco pela comissão da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e do Comitê Organizador Local (COL).

Agnelo Queiroz também esteve com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, no Rio de Janeiro, para garantir que Brasília estará preparada para receber os jogos da Copa. Além disso, no seminário “Copa 2014: Sustentabilidade e Legado”, em Manaus (AM), o governador falou sobre o projeto do Estádio Nacional, que será uma ecoarena, e fez uma avaliação de Brasília como exemplo de respeito ao meio ambiente na execução das obras para a Copa.

No setor de Segurança Pública, foram entregues dois novos helicópteros à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Os veículos são equipados com aparelhos de última geração e integrarão as ações de policiamento inteligente do GDF. A Polícia Civil também realizou, em setembro, a maior incineração de drogas já ocorrida no DF: aproximadamente três toneladas, incluindo crack, cocaína, maconha, ecstasy, LSD e haxixe, entre outras.

Região do Entorno – Dentre as várias obras e programas em andamento, foi destaque a abertura, pelo governador, do grupo de trabalho intersetorial responsável pela elaboração do programa de ações do GDF para a região do Entorno. Por sua vez, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) concluiu a primeira etapa de uma reforma que incluirá, até 2012, todos os espaços do Zoo. Na primeira fase, foram contemplados cerca de 40 recintos dos animais.

No setor de Transportes, uma boa notícia para os usuários do Metrô-DF foi o Cartão Flex. O cartão não exige cadastro prévio para a aquisição e permite a compra de valores em reais e a recarga ilimitada de créditos, dando mais comodidade ao passageiro. No Gama, o GDF iniciou as obras do Veículo Leve sobre Pneus (VLP) , que prevê a construção de corredores exclusivos para ônibus em 42km de extensão no Eixo Sul de Brasília, ligando Santa Maria, Gama, Park Way e o Entorno sul ao Plano Piloto.

Na área de Habitação, foi divulgada a relação dos 330.465 candidatos inscritos no Novo Cadastro da Habitação do DF, por meio do programa Morar Bem. O GDF também entregou chaves de 71 propriedades legalizadas e com infraestrutura na área rural do Recanto das Emas. Também foi disponibilizada a 1ª consulta pública do Edital de Chamamento nº 03/2011, para selecionar empresas da construção civil para a construção de unidades habitacionais no DF.

No mesmo mês, foi ao ar a primeira edição do programa de rádio Conversa com o Governador, no qual o governador Agnelo Queiroz apresenta à população o trabalho realizado pelo GDF e fala sobre os problemas e desafios da gestão para garantir mais qualidade de vida aos moradores do DF e Entorno. Sob a coordenação da Secretaria de Comunicação Social do DF, o programa vai ao ar todas as terças-feiras, às 9h, 12h e 18h30 pela Cultura FM (100,9 FM).

Saúde – Em setembro, foram empossados 1.221 novos servidores da saúde, aprovados em concurso público. Com as nomeações, o GDF passou a registrar a contratação, desde o início de 2011, de 3.396 profissionais para o setor. Foram reinaugurados, também, o pronto-socorro do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), o Centro de Saúde 7, de Ceilândia, e o Centro de Saúde da Asa Norte .

O Hospital de Base do DF completou 51 anos de serviços prestados à população brasiliense. E foi realizado, no Auditório do Hospital Regional da Asa Sul (HRAS), a quinta edição do Curso de Extensão em Atenção Domiciliar, que tem o propósito de qualificar os profissionais para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Festa da Independência – Como acontece tradicionalmente na capital do país, a comemoração do 7 de setembro teve ampla programação por parte do GDF. Participaram da Festa da Independência aproximadamente 40 mil pessoas e as festividades contaram, este ano, com a inovação da Praça Cívica – um espaço montado no centro da Esplanada dos Ministérios com tendas para apresentação de shows populares, oficinas de artes e outros atrativos.

Os efeitos da seca forte no DF este ano foram sentidos com mais intensidade no mês de setembro. No dia 8, seguinte ao da festa pela Independência, o Distrito Federal completou 90 dias sem chuva e a umidade relativa do ar, de acordo com a Defesa Civil, ficou na casa dos 10%. Por conta disso, várias iniciativas foram empreendidas pelo governo. A Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Administração Regional de Brasília deram início a uma força-tarefa para preparar a cidade para o período das chuvas, que envolveu poda de árvores e limpeza de bueiros.

O GDF emitiu um comunicado de risco a toda a população e um avião do Corpo de Bombeiros passou a ser utilizado para combater focos de incêndio. Também foi montada uma força-tarefa para combater os incêndios florestais. Mesmo assim, decreto publicado no dia 15 declarou a situação de emergência no DF, o que levou à intensificação das medidas e cuidados.

Nesse mês, foi entregue minuta de Projeto de Lei que institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal (RJSP/DF). O Procon-DF anunciou o término do prazo para inscrição no concurso público para o órgão. E Na 10ª comemoração pelo aniversário de Juscelino Kubitschek e pelo Dia da Pioneira e do Pioneiro, na Praça do Cruzeiro, em frente ao Memorial JK, foi promovida uma celebração histórico-cultural.

Ainda em relação aos servidores, o governo encaminhou Projeto de Lei (PL) que reestrutura a carreira de auditoria tributária do DF. A principal mudança é a criação do cargo de Auditor-Fiscal da Receita no DF.

O mês foi de mudanças, também, na Autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), que atualizou o endereço da página eletrônica do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBA), responsável pela gestão dos cartões utilizados no Sistema de Transporte Público Coletivo, como o do passe livre estudantil, o especial e o vale-transporte, entre outros. O novo endereço é www.sba.dftrans.df.gov.br.

Banda Larga gratuita – Outro passo importante foi o anúncio do acesso à internet banda larga, gratuita, na área central de Brasília. O Estádio Nacional de Brasília, o Parque da Cidade e a Rodoviária do Plano Piloto foram as primeiras áreas do DF a receber internet Wi-Fi gratuita, a tecnologia de conectividade em banda larga sem fio.

No Esporte, Brasília sediou as finais da Liga do Desporto Universitário. A competição reuniu 32 equipes estaduais já campeãs e cerca de 900 atletas.

Controle público – O GDF e Ministério do Planejamento firmaram acordo de cooperação técnica para facilitar a troca de informações e disponibilização de tecnologias entre os dois órgãos. Além disso, o Decreto nº 33.234 estabeleceu normas para o controle das despesas com pagamento de funcionários do GDF. Tal medida de acompanhamento e controle é inédita e necessária, uma vez que sinaliza o compromisso do atual governo com uma gestão responsável e permite o equilíbrio das contas públicas.

Outra medida benéfica para os cidadãos: ficou definido que as empresas brasilienses incluídas na primeira versão do Programa de Desenvolvimento Econômico Integrado e Sustentável (Pró-DF I) e os atacadistas beneficiados pelos regimes especiais de apuração, conhecidos como TARE e REA, não terão de pagar a diferença dos créditos entre o regime normal de apuração do ICMS e o tratamento diferenciado previsto na legislação que instituiu os programas. A decisão foi resultado de ampla negociação no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) mediante proposta apresentada pelo GDF.

Na Cultura, a 44ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro foi realizada com modificações importantes em relação a anos anteriores, como o fim da cobrança de critérios como o ineditismo e a separação de filmes por bitola. Outra novidade foi a apresentação dos filmes concorrentes em outras três Regiões Administrativas: Ceilândia, Sobradinho e Taguatinga.