Secretaria da Defesa Civil faz lista de recomendações que devem ser seguidas pela população para evitar acidentes
" /> Secretaria da Defesa Civil faz lista de recomendações que devem ser seguidas pela população para evitar acidentes">Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
11/01/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55
Secretaria da Defesa Civil faz lista de recomendações que devem ser seguidas pela população para evitar acidentes
Da Redação, com informações da Secretaria da Defesa Civil
Tradicionalmente, janeiro é um período extremamente chuvoso em todo o Distrito Federal. Em 2012, não tem sido diferente. Nos últimos dias, as chuvas têm sido constantes e intermitentes. Para evitar possíveis acidentes, desastres e complicações em função do mau tempo, a Secretaria da Defesa Civil do Governo do Distrito Federal (GDF) alerta que a população deve redobrar a atenção nestes dias.
Quem mora em área de risco deve se familiarizar com rotas de fuga em caso de riscos de desmoronamentos de encostas, inundações e desabamentos, além de orientar as crianças sobre os perigos nesses locais. A Defesa Civil lembra também que o cidadão não deve arriscar travessias na água, mesmo que saiba nadar bem. Em casos de enchentes, as águas são pesadas e violentas.
Leia abaixo algumas dicas a serem seguidas durante o período de chuvas:
– se o nível da água estiver subindo próximo à sua residência, desloque-se com sua família para um lugar seguro com relevo mais alto;
– procure manter a calma
– providencie a retirada de pessoas que ainda estejam correndo riscos
– providencie socorro às vítimas, caso possível
– se for levado pela água, procure se agarrar em algum obstáculo e flutuar
– se estiver ao ar livre, procure um abrigo seguro, longe de árvores – elas atraem raios e seus galhos podem cair;
– não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou que estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e de curto circuito.
Há ainda uma série de cuidados que devem ser tomados com relação à ocorrência de raios:
– evite lugares abertos em dias chuvosos (campos de futebol, quadras de tênis, estacionamento, pastos etc.) e fique longe de objetos altos (árvores, postes, quiosques e caixas d’água), metálicos (cercas de arame, tratores, postes, escadas) e isolantes (postes de energia e coberturas de metal); nunca procure abrigo embaixo de árvores isoladas;
– em dias de tempo fechado, com propensão a relâmpagos, evite andar de bicicletas, a cavalo ou de moto, soltar pipas ou carregar varas de pesca;
– caso não encontre abrigo por perto, fique agachado em um ponto seguro até a tempestade passar;
– não fique no alto de morros ou no topo de prédios;
– não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;
– se estiver em casa, desligue os aparelhos domésticos da tomada e evite usar o telefone. Afaste-se de janelas, torneiras e canos elétricos. Não ande descalço ou tome banho durante a tempestade.
O GDF destaca ainda que medidas simples podem ajudar não apenas a população de áreas de risco a evitar acidentes e inundações durante as chuvas, mas os moradores de todo o DF. Algumas dessas ações são:
– não plante bananeiras (planta pesada e de raiz superficial) em encostas, dando preferência às plantas mais leves e de raízes profundas, como o bambu;
– não jogue lixo em encostas, córregos e bocas de lobo;
– construa calhas nos telhados, conservando-os limpos, e canaletas no chão para direcionar a água;
– mantenha limpos ralos, esgotos, galerias, valas etc;
– aterre buracos que acumulam água;
– reforce muros e paredes poucos confiáveis;
– providencie a poda ou o corte de árvores com risco de queda;
– incentive a criação de grupos de cooperação entre os moradores em locais de risco.
Se necessário, a população pode entrar em contato, sempre que necessitar, com a Defesa Civil do DF, por meio do número 199.