Hospital Regional de Santa Maria irá acompanhar, orientar e tratar o público matriculado nas modalidades esportivas, que são oferecidas gratuitamente à população

" /> Hospital Regional de Santa Maria irá acompanhar, orientar e tratar o público matriculado nas modalidades esportivas, que são oferecidas gratuitamente à população

">

13/01/2012 às 03:00

HRSM apoia Centro Olímpico

Hospital Regional de Santa Maria irá acompanhar, orientar e tratar o público matriculado nas modalidades esportivas, que são oferecidas gratuitamente à população

Por

Secretaria de Saúde

O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) irá prestar assistência a crianças e jovens atendidos no Centro Olímpico da cidade, inaugurado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) no dia 21 de dezembro do ano passado. O objetivo é acompanhar, orientar e tratar o público matriculado nas modalidades esportivas, que são oferecidas gratuitamente à população.
 
Segundo a diretora geral de saúde de Santa Maria, Marga Vilani, a regional tem grande interesse em apoiar o Centro Olímpico por entender que o esporte estimula o desenvolvimento social e a saúde da população, além de ser uma alternativa de lazer para a comunidade. Para a diretora, o esporte tem função pedagógica no processo de formação do indivíduo, pois fortalece a disciplina e o respeito às hierarquias, além de trabalhar aspectos relacionados à solidariedade e ao trabalho em equipe.
 
Como contribuição efetiva ao programa, a Diretoria Geral de Saúde de Santa Maria preparou os Centros de Saúde da cidade para receber os alunos encaminhados pela coordenação do programa, que serão recebidos por uma equipe de profissionais capacitada para emitir atestados de aptidão esportiva.
 
Além disso, sempre que forem detectados agravos à saúde  por ocasião das práticas esportivas no Centro Olímpico, os alunos  serão prontamente atendidos pela equipe de profissionais do HRSM, que farão a avaliação clínica e o encaminhamento à especialidade médica específica.
 
O Núcleo de Nutrição e Dietética do Hospital também ficará à disposição do programa para orientar quanto à importância de uma alimentação saudável associada à atividade física, além de oferecer atendimento às crianças e adolescentes em situação de risco nutricional, como obesidade ou desnutrição.
 
O Centro Olímpico de Santa Maria tem capacidade para atender até quatro mil pessoas diariamente e receberá, inicialmente, crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos. A gerência da unidade é feita pela Secretaria de Esporte.