Setur-DF e CET/UnB assinam contrato para o Observatório do Turismo. Serão realizadas pesquisas para conhecer as características que movimentam o setor de turismo na capital federal

" /> Setur-DF e CET/UnB assinam contrato para o Observatório do Turismo. Serão realizadas pesquisas para conhecer as características que movimentam o setor de turismo na capital federal

">

17/01/2012 às 03:00

De olho no turismo

Setur-DF e CET/UnB assinam contrato para o Observatório do Turismo. Serão realizadas pesquisas para conhecer as características que movimentam o setor de turismo na capital federal

Por

Da Redação

O GDF terá, pela primeira vez, dados concretos sobre a atividade turística de Brasília. A Secretaria de Turismo (Setur-DF) e o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) assinaram contrato que firma parceria para a criação do chamado Observatório do Turismo.

O Observatório tem como finalidade conhecer as características que movimentam o setor de turismo na capital federal. Para isso, serão realizadas pesquisas de demanda, indicadores, estudos de qualificação profissional, levantamento de dados econômicos e oportunidades de negócios, além do inventário turístico do DF e de índices de gestão.

“Vamos pesquisar as potencialidades que temos e, só assim, determinar para onde irão os investimentos, tanto em orçamento quanto em publicidade e monitoramento”, explicou a subsecretária de Políticas de Turismo, Ariádne Bittencourt.

Investimento na área

Brasília sediará, a partir de 2013, eventos esportivos de grande porte, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo de 2014, a Copa América de 2015 e os jogos de futebol das Olimpíadas de 2016. Para atender com qualidade os turistas brasileiros e estrangeiros que virão em peso à capital, o GDF investe em infraestrutura e qualificação profissional. Parte dos recursos virá do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), que destinou, em 2012, R$ 189 milhões para a área.

Duas grandes novidades do Fundo para este ano são o apoio à ciência, tecnologia e inovação (C&T&I) e ao empreendedorismo individual. Em relação à primeira área, a intenção é transformar o Distrito Federal em um dos principais polos de C&T&I do país.