Profissionais passarão por reciclagem para receber alunos da rede pública de ensino levando qualidade à mesa das escolas
" /> Profissionais passarão por reciclagem para receber alunos da rede pública de ensino levando qualidade à mesa das escolas">Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
26/01/2012 às 03:00
Profissionais passarão por reciclagem para receber alunos da rede pública de ensino levando qualidade à mesa das escolas
Suzano Almeida, da Agência Brasília
A Secretaria de Educação do Distrito Federal promove, durante toda esta semana, uma séria de palestras para os servidores que trabalham no preparo de alimentos, os chamados merendeiros. O treinamento faz parte das obrigações que devem ser atendidas pela empresa que assumiu o contrato para o preparo das refeições dos alunos da rede pública de ensino. Esta é a primeira etapa do ciclo de palestras e conta apenas com matérias teóricas. Ainda este semestre, também serão ministradas aulas práticas para os merendeiros.
Desde segunda-feira (23), os 707 merendeiros que compõem o quadro de servidores responsáveis pelo manuseio das refeições para os alunos do ensino público estão recebendo instruções de higiene pessoal, de armazenamento, de preparo adequado dos alimentos e de cidadania. “Todos eles aprendem que também são educadores, por isso devem saber como servir os alunos e como se portar diante deles”, observa Luís Carlos Ribeiro, supervisor operacional da empresa responsável pelo preparo da merenda nas escolas públicas.
Para a realização do treinamento, ministrado pela empresa responsável em parceria com a Secretaria de Educação, foram contratados nutricionistas, que após o início das aulas auxiliarão os merendeiros no preparo e condicionamento dos alimentos. A responsabilidade sobre a criação dos cardápios é dos profissionais de nutrição da Secretaria de Educação.
De acordo com Luís Carlos, todos os funcionários que faziam parte da antiga empresa responsável pela produção das merendas foram recontratados e boa parte deles possui experiência com o manejo das refeições. Ainda assim, a empresa encontrou pontos a serem explorados para aperfeiçoar o trabalho.
Novas técnicas –Ana Priscila Oliveira da Silva, merendeira no Centro Educacional 123 de Samambaia Sul, trabalha há um ano com o preparo das refeições. Ela conta que a reciclagem traz experiências e técnicas novas. “Aprendemos a organizar melhor os espaços onde armazenamos os mantimentos. Outro destaque foram as técnicas para limpeza e higienização dos alimentos”, destaca.
A nutricionista Cristiane Cronemberg Cruz, palestrante do curso, afirma que alguns dos merendeiros nunca passaram por treinamento e outros apenas aprenderam como preparar as refeições. Ela explica que é importante que eles sejam instruídos a evitar contaminações. “O homem é o maior agente de contaminação dos alimentos, já que participa do plantio até a mesa. Daí a importância de higienizar a si mesmo e os locais onde são preparadas as refeições”, explica.
Cristiane Cronemberg diz ainda que as principais dúvidas estão relacionadas à temperatura em que os alimentos devem ser conservados dentro e fora do refrigerador e ao tempo de validade. “Nós temos que nos adaptar a todas as situações e não podemos desanimar. Nosso trabalho é muito importante, pois muitas vezes essa é a única refeição do dia para esses alunos”, aponta a nutricionista.