Estratégia Geral de Tecnologia Da Informação (EGTI) tem como objetivo nortear e aprimorar a gestão em todos os órgãos do GDF

" /> Estratégia Geral de Tecnologia Da Informação (EGTI) tem como objetivo nortear e aprimorar a gestão em todos os órgãos do GDF

">

13/02/2012 às 03:00

Governo ganha novo modelo de TI

Estratégia Geral de Tecnologia Da Informação (EGTI) tem como objetivo nortear e aprimorar a gestão em todos os órgãos do GDF

Por

Carlos Rezende, da Agência Brasília

Nesta segunda-feira (13), o Governo do Distrito Federal (GDF) ganhou novo modelo de gestão para um conjunto de atividades e soluções em informática de administração pública. A Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI), aprovada pelo governador Agnelo Queiroz e publicada no Diário Oficial do DF, tem como objetivo nortear e aprimorar o gerenciamento da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em toda a esfera governamental, tornando-a mais eficaz, transparente e interativa com o cidadão.

Elaborado pelo Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), composto por sete secretarias dotadas de especialistas na área de TIC, o documento servirá para orientar órgãos da administração direta e indireta do GDF. Cada um deles terá 120 dias de prazo para a produção de seus próprios Planos Diretores de Tecnologia da Informação (PDTI).

Controle – Com isso, o GDF retoma o controle do setor de TIC, considerado de importância estratégica para a administração pública e, há anos, terceirizado pela iniciativa privada. Neste contexto, a área de atuação do DF passa a ser realizada e planejada de maneira mais eficiente, como forma de promover a independência administrativa, estimular a utilização de tecnologias baseadas em software livre ou estatal e possibilitar autonomia tecnológica.

“A tecnologia passa a ser parceira do projeto de mudança social pretendida pelo Governo do Distrito Federal”, destacou o diretor de TI da Secretaria de Estado de Governo do DF e presidente do Comitê Gestor de TIC, André Luiz Coelho da Silva, para quem o novo modelo “é a mola propulsora para o cumprimento da missão pública do governo”.

A atuação da TIC passa a ter como objetivo, também, o apoio aos processos funcionais de cada órgão do GDF, no uso inteligente das informações, no planejamento e definição dos processos característicos de cada um deles.

Marco – A criação do CGTIC, conforme informações da Secretaria é um grande marco dessa mudança, pois estabelece a intenção em estabelecer diretrizes e normas para orientar todos os órgãos do GDF para este novo caminho. O comitê tem a participação das principais secretarias com áreas de TIC estruturadas e possui a responsabilidade de orientar os investimentos e ações no setor.