24/02/2012 às 03:00

Consocial lança conferência virtual

Até 7 de março, internautas poderão sugerir propostas sobre transparência e controle social. Objetivo é possibilitar a participação do público que não pôde estar presente nas etapas regionais

Por

Yussef Abrahim, da Secom

Foi aberta nessa quinta-feira (23) a 1ª Consocial Livre Virtual do Distrito Federal (CLVDF). O evento será realizado até o dia 7 de março, no formato de fórum na página do Facebook da 1ª Conferência Distrital sobre Transparência e Controle Social (Consocial-DF), com o objetivo de ampliar a participação do público que não pôde estar presente em nenhuma das 13 conferências regionais, realizadas nos últimos dias 28/1, 4 e 11/2, que envolveram representantes de 31 regiões administrativas (RAs) do DF. A participação é livre pelo http://www.facebook.com/ConsocialDF.
 
A CLVDF repete o formado das conferências presenciais, dividindo as discussões em quatro grupos temáticos, de forma que o internauta pode escolher em qual tema seu comentário ou proposta melhor se encaixa. O formato virtual oferece uma vantagem em relação às conferências presenciais, que é a possibilidade de participação nos quatro eixos temáticos. No formato tradicional não foi possível porque os eventos foram realizados simultaneamente.
 
O primeiro eixo temático, Transparência Pública e Acesso à Informação e Dados Públicos, pretende reunir sugestões sobre meios de estabelecer uma cultura proativa de transparência, tanto para que cidadãos sintam-se à vontade para solicitar informações sobre a administração, quanto para os agentes públicos encararem essas demandas como naturais, atendendo e disponibilizando outras informações mesmo sem serem provocados. O segundo, Mecanismos de Controle Social, Engajamento e Capacitação da Sociedade para o Controle da Gestão Pública, é o espaço para propostas que tratem da formulação de meios para empoderar o público dos seus direitos e da capacitação sobre as ferramentas já existentes ou que possam ser criadas para fiscalização do dinheiro público.
 
A Atuação dos Conselhos de Políticas Públicas como Instâncias de Controle é o terceiro tema, que visa refletir a atuação e o fortalecimento dos Conselhos de Políticas Públicas como espaços institucionais de diálogo entre o Estado e a sociedade. O quarto grupo, Diretrizes para a Prevenção e o Combate à Corrupção, debaterá mecanismos de combate à corrupção.
 
Para o secretário de Transparência e Controle, Carlos Higino, a realização de uma conferência virtual é uma iniciativa de acordo com a política de governo transparente do DF. “A realização da Consocial-DF já é uma forma de controle social, e o ambiente virtual se torna um meio para que a população se motive a acessar tais ferramentas”, considera.

Última chance de participar – Esta é a última oportunidade para quem quiser sugerir propostas, visto que a Conferência Distrital, que será realizada nos dias 9 e 10 de março, terá a participação dos 396 delegados eleitos pelos 2288 participantes das conferências regionais. A conferência virtual não elege delegados, e sim dez propostas, que serão escolhidas via enquete pelos participantes e posteriormente enviadas à Comissão Organizadora da Consocial Nacional, com data marcada para o período de 18 a 20 de maio, em Brasília.
 
CONFERÊNCIA VIRTUAL
Programação
– De 23/2 a 1/3 – Debates e propostas dentro de um fórum específico no Facebook dividido nos quatro eixos temáticos;
– A confirmar – Realização de uma videoconferência (twitcam ou similar) para contribuir com as discussões virtuais;
– Dia 2/3 – Sistematização das propostas apresentadas nos fóruns de discussão;
– Dias 3, 4, 5, 6 e 7/3 – Realização de enquete no Facebook para definir as dez propostas finais.