Governador Agnelo Queiroz dá posse ao Comitê Executivo do Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Grupo coordenará ações durante todo o ano

" /> Governador Agnelo Queiroz dá posse ao Comitê Executivo do Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Grupo coordenará ações durante todo o ano

">

07/03/2012 às 03:00

Valorização de Brasília

Governador Agnelo Queiroz dá posse ao Comitê Executivo do Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Grupo coordenará ações durante todo o ano

Por

Da Redação

Na noite desta quarta-feira (7), o governador Agnelo Queiroz empossou o Comitê Executivo do Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. O grupo terá a responsabilidade de elaborar e definir como será cumprido o calendário de eventos destinados à preservação da capital federal. A cerimônia, no Teatro Nacional Claudio Santoro, foi aberta ao público e contou com o concerto do bandolinista Hamilton de Holanda.
 
“Em 2012 comemoramos os 25 anos do tombamento do projeto arquitetônico do Plano Piloto, que foi uma conquista extraordinária para Brasília e para o Brasil”, destacou o governador Agnelo Queiroz.
 
O Governo do Distrito Federal elegeu 2012 como o Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio da Humanidade e, até dezembro, vai realizar diversas atividades temáticas. O Comitê Executivo contará com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no planejamento das ações, que incluirão, por exemplo, a conclusão da reforma de monumentos que são símbolo da capital. Entre eles, o Catetinho e o Panteão da Pátria.
 
Também estão previstas a realização de seminários nacionais e internacionais sobre a valorização e proteção de Brasília, a promoção de ações de educação patrimonial e a realização de atividades educativas sobre o tema em escolas e universidades.
 
Ao final do evento, bandolinista Hamilton de Holanda fez uma apresentação de sua Sinfonia Monumental, que usa a música para contar a história da capital brasileira.
 
Comitê Executivo – Compõem o comitê representantes dos seguintes órgãos: Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (coordenação); Secretaria de Cultura; Secretaria de Turismo; Secretaria de Governo; Secretaria de Comunicação Social; Secretaria de Educação; Secretaria de Obras; Secretaria de Publicidade Institucional; Arquivo Público do Distrito Federal; Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap).
 
Para divulgar as ações previstas para este ano, a Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano do DF (Sedhab) lançou, durante a solenidade, o portal do Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio da Humanidade.
 
O secretário de Habitação, Geraldo Magela, explicou como funcionará o site: “Vai mostrar tudo o que iremos fazer durante o Ano da Valorização de Brasília, desde ações de governo até ações de interatividade”.
 
Também será colocado à disposição da população o histórico do Ano de Valorização, com notícias atualizadas sobre as ações do Comitê Executivo e do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub).
 

Ano de Valorização – No dia 25 de janeiro, o governador Agnelo Queiroz assinou decreto que institui 2012 como o Ano da Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Neste ano, comemora-se 25 anos que Brasília recebeu o título, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A inscrição ocorreu em 7 de dezembro de 1987. Desde então, a capital federal detém a maior área tombada do mundo (112,5 km²), sendo o único bem contemporâneo a receber tal distinção.
 
Para o secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, o reconhecimento de Brasília como patrimônio é uma conquista da população. “O que vemos hoje é a consolidação das conquistas sociais obtidas nas últimas décadas”, avaliou.
 
Na semana de 12 a 18 de março, Brasília receberá a Missão da Unesco com a finalidade de avaliar em conjunto com o Governo todas as questões relativas ao tombamento do patrimônio histórico cultural.
 
O governador Agnelo Queiroz afirmou que esta visita será a oportunidade de mostrar aos observadores internacionais o trabalho realizado para a preservação do patrimônio. “Eles vão perceber, in loco, a preocupação do nosso governo com o tombamento de Brasília”, reforçou.
 
Agnelo Queiroz lembrou ainda que uma das principais medidas da atual gestão do GDF foi a elaboração do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub), que aguarda agora a análise da Câmara Legislativa do DF.

BENS TOMBADOS NO DF
 
Árvore do Buriti (Brasília)

Casa da Fazenda Gama (Park Way)

Catedral Metropolitana de Brasília (Brasília)

Centro de Ensino Metropolitana (Núcleo Bandeirante)

Cine Brasília (Brasília)

Conjunto Urbanístico do Plano Piloto (Brasília)

Ermida Dom Bosco (Lago Sul)

Escola Classe 308 Sul (Brasília)

Escola Parque 308 Sul (Brasília)

Museu Vivo da Memória Candanga / Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (Núcleo Bandeirante)

Igreja Nossa Senhora de Fátima – Igrejinha (Brasília)

Igreja São Geraldo (Paranoá)

Igreja São José Operário (Candangolândia)

Igreja São Sebastião (Planaltina)

Memorial JK (Brasília)

Museu da Cidade (Brasília)

Museu do Catetinho (Gama)

Museu Histórico e Artístico de Planaltina (Planaltina)

Pedra Fundamental (Planaltina)

Relógio de Taguatinga (Taguatinga)

Revista Brasília (Guará)

Teatro Dulcina de Moraes e acervos fotográfico, textual e cênico da atriz (Brasília)

Unidade de Vizinhança 107/307 e 108/308 Sul (Brasília)

Vila Planalto (Brasília)

00022701