Para celebrar os 45 anos da unidade, profissionais de saúde vão oferecer serviços médicos e orientações à população local

" /> Para celebrar os 45 anos da unidade, profissionais de saúde vão oferecer serviços médicos e orientações à população local

">

09/03/2012 às 03:00

Hospital do Gama promove ação comunitária

Para celebrar os 45 anos da unidade, profissionais de saúde vão oferecer serviços médicos e orientações à população local

Por

Secretaria de Saúde

O Hospital Regional do Gama completa 45 anos em 12 de março, na segunda-feira. Para comemorar a data, a Coordenação Geral de Saúde promoverá amanhã (10), de 8h as 12h, uma ação voltada para os moradores da cidade.
 
No estacionamento da Residência Médica, serão feitos exames, como testes de glicemia e aferição de pressão arterial, e oferecidas orientações para prevenir e tratar enfermidades.
Especialistas prestarão esclarecimentos sobre controle do diabetes, doenças sexualmente transmissíveis, saúde bucal, prevenção do câncer de mama e de úlceras em pacientes com necessidades especiais.  
 
Além disso, eles avaliarão as idades cronológica e articular e farão testes de capacidade respiratória. Caso seja detectada alguma anormalidade, o encaminhamento para consulta ambulatorial será imediato.
 
Haverá também oficinas de primeiros socorros em crianças e adultos, prevenção de acidentes domésticos, orientações sobre o direito da mulher e apresentações de práticas integrativas como automassagem, shantala,tai chi, lian gong.
 
Estarão envolvidos na iniciativa o Serviço de Urgência Móvel (SAMU), os centros de saúde, a Promotoria de Justiça do Gama, o Programa de Acidentes e Violência, o Núcleo de Internação Domiciliar, o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, o Núcleo de Fisioterapia, as Faculdades Integradas do Planalto Central, a Gerência de Enfermagem, o Núcleo de Patologia Clínica, o Programa de Educação e Controle do Diabetes, o Corpo de Bombeiros e a Administração Regional.
 
O Hospital do Gama foi inaugurado pelo presidente  Marechal Castelo Branco em 12 de março de 1967. A unidade contava com 40 consultórios e 386 servidores para atender mensalmente 1, 6 mil pessoas.  Atualmente, tem disponível 2,5 mil servidores e realiza cerca de 800 atendimentos por dia no pronto- socorro. O hospital é uma referência em saúde para aproximadamente 1,5 milhão de pessoas que residem no Gama, em Santa Maria, no Recanto das Emas, em 32 cidades de Goiás, seis de Minas Gerais e quatro da Bahia.