Alunos da rede pública têm até 20 de março para concorrer a vagas em cursos técnicos
" /> Alunos da rede pública têm até 20 de março para concorrer a vagas em cursos técnicos">Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
13/03/2012 às 03:00
Alunos da rede pública têm até 20 de março para concorrer a vagas em cursos técnicos
Da Redação
Até 20 de março, os alunos de ensino médio da rede pública podem se inscrever no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. Criado em outubro do ano passado, com a sanção da Lei 12.513/11 pela presidenta Dilma Rousseff, ele tem como objetivo ampliar e democratizar a oferta de cursos que preparam para o mercado de trabalho.
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal publicou, na segunda-feira (12/3), o regulamento sobre o processo de seleção dos estudantes. Por meio da Bolsa-Formação , os contemplados terão acesso gratuito a cursos técnicos de nível médio oferecidos por unidades de serviços nacionais de aprendizagem como o SENAC e o SENAI. No primeiro serão ministrados cursos de nutrição e dietética, massoterapia, secretariado, informática e contabilidade. No SENAI, haverá os de manutenção de automóveis, redes de computadores, segurança no trabalho, administração e multimídia. Além disso, os estudantes terão transporte e alimentação gratuitas.
Podem concorrer às vagas alunos com o mínimo de 16 anos, matriculados na rede pública de ensino do Distrito Federal. As inscrições, abertas desde a terça-feira (13/3), podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e no sábado das 9h às 16h, na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE), que fica na SGAS 907, conjunto A, sala 95.
No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar declaração de escolaridade, carteira de identidade ou certidão de nascimento ou casamento, CPF e, ainda, comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone) e duas fotos 3 x 4.
A seleção será por sorteio em 21 de março. Dois dias depois, a Secretaria de Educação divulga a lista dos classificados. Os nomes poderão ser conferidos nas Coordenações Regionais de Ensino e no site da secretaria. As aulas começam entre abril e maio, serão presenciais e tomarão de 934 a 1.400 horas.