O objetivo é a criação de um programa de trabalho conjunto entre a Adasa e o departamento de águas francês, que irá dotar o Distrito Federal das técnicas mais avançadas da atualidade em administração de recursos hídricos

" /> O objetivo é a criação de um programa de trabalho conjunto entre a Adasa e o departamento de águas francês, que irá dotar o Distrito Federal das técnicas mais avançadas da atualidade em administração de recursos hídricos

">

16/03/2012 às 03:00

GDF e agência francesa assinam acordo de cooperação técnica

O objetivo é a criação de um programa de trabalho conjunto entre a Adasa e o departamento de águas francês, que irá dotar o Distrito Federal das técnicas mais avançadas da atualidade em administração de recursos hídricos

Por

Adasa

O diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Vinicius Benevides, assinou ontem, na França, protocolo de intenções com o Departamento Internacional da Água (Oieau). O organismo francês é reconhecido como um dos mais especializados do mundo em recursos hídricos e saneamento básico.
 
O protocolo de intenções permitirá o desenvolvimento de um programa de capacitação em gerenciamento integrado de recursos hídricos e saneamento básico. Permitirá também a criação e o gerenciamento de um centro de informações sobre a água. Além disso, favorecerá a troca de experiências entre especialistas da Adasa e os comitês de bacias do DF com especialistas franceses.
 
Um programa de trabalho será discutido nos próximos meses e um documento final será assinado em julho, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente (Rio+20). “A concretização de um programa de trabalho conjunto entre a Adasa e o departamento francês dotará o DF das técnicas mais avançadas da atualidade em administração de recursos hídricos”, salientou Vinicius Benevides.
 
Dia Mundial da Água – a Adasa vai comemorar o Dia Mundial da Água (22 de março) com um vasto cardápio de eventos. O objetivo é levar mensagens de preservação e uso racional da água ao maior número de pessoas. Serão realizados jogos estudantis, corrida, caminhada e regata náutica, além de evento especial para premiar produtores rurais e estudantes envolvidos com a sustentabilidade e manutenção das reservas dos recursos hídricos no DF.
 
Na quinta-feira (22) a Adasa homenageará os produtores rurais que são exemplos de iniciativas voltadas para a preservação e uso racional dos recursos hídricos em seu auditório. O troféu “Guardião da Água”, que está na terceira edição, será entregue a três produtores indicados pelos comitês de bacia- Paranoá, Preto e Maranhão.
 
Recursos – está previsto ainda a assinatura do acordo que prevê o repasse de R$ 2 milhões da Caesb para a Adasa. Nos próximos cinco anos, a agência deverá aplicar os recursos no programa “Produtor de Água”; na entrega do prêmio aos vencedores do concurso de desenho para a escolha da mascote do Programa de Educação Ambiental da Adasa e na apresentação do Adasa Móvel.
 
Alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de três Coordenações Regionais de Ensino – Paranoá, Plano Piloto/Cruzeiro e São Sebastião – participam do concurso para a escolha da mascote. A ação envolve 80 turmas de nove escolas e cerca de 2,4 mil estudantes. Ao promover o concurso, em parceria com a Secretaria da Educação do DF, a Adasa procurou investir na criatividade para a criação de um personagem visual que passará a ser utilizado em todos os materiais impressos do seu Programa de Educação Ambiental.
 
Na solenidade do dia 22, será apresentado o “Adasa Móvel”, um veículo adaptado especialmente para levar à população informações, treinamento e educação sobre as mais diversas atividades desempenhadas pela Agência.
 
Parque da Cidade – no sábado (24), abrindo as solenidades esportivas, será realizada a IIª Regata Adasa-Iate, com largada prevista para as 14 horas. No domingo, 25, ocorrerá a Corrida e a Caminhada das Águas, promovida pela parceria Adasa-Ana, a partir das 9 horas, no Parque da Cidade, com a participação de 2,5 mil atletas.
 
Ainda no Parque, em parceria com a Secretaria de Esportes do DF, a Adasa promove uma série de jogos entre atletas juvenis de oito Centros Olímpicos, das 9 às 12 horas. As disputas ocorrerão em 10 quadras e os vencedores receberão troféus. Duzentos e oitenta estudantes participarão dos jogos de futsal, basquete e vôlei.