Reabertura da unidade foi assegurada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Dezoito novos médicos foram contratados para manter a escala de quatro médicos por turno

" /> Reabertura da unidade foi assegurada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Dezoito novos médicos foram contratados para manter a escala de quatro médicos por turno

">

16/03/2012 às 03:00

UPA de Samambaia retoma atendimento

Reabertura da unidade foi assegurada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Dezoito novos médicos foram contratados para manter a escala de quatro médicos por turno

Por

Carlos Rezende, da Agência Brasília

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia está aberta à população desde a manhã desta sexta-feira (16), após um mês de interdição. A reabertura da UPA foi assegurada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) que assumiu, junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM), o compromisso de manter a escala de quatro médicos por turno na unidade.
 
A decisão de suspender os efeitos jurídicos produzidos pelo ato de interdição foi aprovada pelos membros do CRM durante reunião plenária, realizada na noite dessa quinta-feira (15). O presidente do CRM, Iran Augusto Cardoso, considerou satisfatória a nova organização da escala médica na unidade.
 
“Assinamos o compromisso de manter o mínimo de quatro médicos por turno. Para isso, foram contratados 18 médicos, apenas na área de clínica médica e pediatria. Ao todo, são 11 clínicos e sete pediatras. Continuamos no processo de contratação e até a próxima semana deveremos aumentar esse número”, garantiu o secretário de Saúde em exercício, Elias Fernando Miziara.
 
A Secretaria de Saúde determinou, ainda, que a pediatria da UPA de Samambaia tenha como referência os Hospitais Regionais de Samambaia (HRSam), Taguatinga (HRT), Asa Norte (Hran) e o Hospital Materno Infantil (Hmib). Diante disso, os casos de maior complexidade serão encaminhados para esses hospitais. A especialidade de clínica médica terá também como referência o Hospital de Samambaia.
 
O secretário em exercício explicou que o primeiro atendimento, quando necessário, será realizado na UPA. Se houver a necessidade de internação por mais de 24 horas, a UPA de Samambaia deverá encaminhar o paciente para um dos hospitais. “A prioridade é resolver o problema do paciente”, destacou.
 
Para as urgências pediátricas, Miziara esclareceu que, dentre todos os hospitais citados, o Hran é a unidade hospitalar mais indicada.  “Sabemos que a pediatria do Hran tem baixíssima procura, pouca internação, leitos suficientes e equipe para dar suporte. Portanto, estará totalmente disponibilizado para ser referência de internação para as crianças da UPA de Samambaia”, afirmou.
 
Pronto atendimento – As UPA´s significam uma mudança de conceito do atendimento em Saúde, concentrando esforços na atenção básica. As unidades atendem casos que não demandam internação por mais de 24h. Além da unidade de Samambaia, existem outras três prontas: no Recanto das Emas, em São Sebastião e no Núcleo Bandeirante. A meta é implantar 14 unidades em todo o Distrito Federal até o final de 2014.

00023455