Operários celebram estreia no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha com gols e muita alegria
" /> Operários celebram estreia no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha com gols e muita alegria">Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
18/03/2012 às 03:00
Operários celebram estreia no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha com gols e muita alegria
Evelin Campos, da Agência Brasília
Nem britadeiras, tratores ou escavadeiras. No sábado (17), o som que se ouviu no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha foi o dos gritos de gol que ecoaram das arquibancadas. Era a abertura da 2ª Copa Solidária Operários da Bola, campeonato de futebol disputado entre os trabalhadores da obra.
O primeiro gol no Estádio Nacional saiu dos pés do camisa 10 do time Estados Unidos, Hélio Pereira dos Santos, sobre a equipe Nicarágua. O carpinteiro de 25 anos veio de Araripina (PE), há sete meses, para trabalhar na construção do estádio. “Com certeza é uma emoção muito grande poder ser o primeiro a fazer um gol aqui”, disse o operário.
Sentimento parecido teve o árbitro Bruno Henrique de Souza. Integrante da Federação Brasiliense de Futebol, ele disse estar honrado em ser o primeiro juiz de futebol a apitar uma partida no Estádio Nacional. “É emocionante. Quero estar aqui para assistir a um jogo da Copa do Mundo, especialmente da seleção brasileira”, afirmou, sorridente.
Da arquibancada, dezenas de operários torciam, festejavam os gols e celebravam a estreia da arena da Copa de 2014 como um feito histórico. “Quando os jogadores de futebol famosos vierem jogar aqui, já teremos estreado o estádio. A vez deles vai chegar, mas agora é o nosso momento”, ressaltou o ajudante de carpintaria, Francisco dos Santos Damasceno, de 22 anos.
Para o carpinteiro Edilcinei Barros, de 27 anos, que veio do Pará para trabalhar na construção do estádio, o campeonato também é uma oportunidade para comemorar a união dos trabalhadores. “Nós, operários, somos muito unidos e brincamos muito. Com essa copa, os trabalhadores se destacam e ficam ainda mais unidos”, disse.
Regras – Das 68 equipes inscritas no torneio, 64 são masculinas e quatro são femininas, com 12 e 15 jogadores, respectivamente. Cada equipe foi batizada com nomes de países.
A Copa terá duração de cinco rodadas, que serão realizadas somente aos sábados. Dezesseis times vão se classificar para as oitavas de final. Nesta primeira rodada, 20 times masculinos entraram em campo para disputar classificação em 10 vagas. Os jogos começaram às 15h50 e se estenderam até a noite.
O campeonato foi organizado com regras bem definidas. Os jogos, por exemplo, devem ter duração de vinte minutos divididos em dois tempos sem intervalo. Em caso de empate, os jogos são decididos nos pênaltis, com três penalidades para cada equipe. Se o empate persistir, os pênaltis são cobrados alternadamente até que saia o time vencedor. Pelas regras do campeonato, atraso maior de três minutos é considerado WO. E, a partir da quarta falta coletiva em um jogo, as cobranças são feitas do local onde houve a infração, sem qualquer jogador entre a bola e o gol, com exceção do goleiro