19/03/2012 às 03:00

Swedenberger Barbosa toma posse na Casa Civil

Entre as atribuições da nova secretaria está a gestão administrativa dos projetos do Governo do Distrito Federal

Por

Secretaria de Comunicação Social

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, deu posse na tarde desta segunda-feira (19) ao secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger do Nascimento Barbosa.
 
“Conseguimos arrumar a casa, equilibrar as nossas contas e voltamos a funcionar como o governo que todo brasiliense merece. Berger, que é um nome de extrema importância por sua experiência e comprometimento com o serviço público, tem uma forma de atuação focada e muito eficiente. Ele ajudará muito o nosso governo a cumprir sua missão”, ressaltou o governador Agnelo Queiroz, acompanhado, na solenidade, da primeira-dama Ilza Queiroz e do vice-governador, Tadeu Filippelli.  
 
Durante a solenidade, realizada no Palácio do Buriti, Berger do Nascimento, como é conhecido, ressaltou a participação social no Governo do Distrito Federal. “O atual governo do DF estabeleceu compromisso com o compartilhamento da gestão pública com a população. Mantido esse compromisso, o GDF pode se tornar para o país exemplo de um governo de participação social. Há em todas as cidades ambiente propício ao debate e à decisão coletiva”, destacou o chefe da Casa Civil.
 
Berger lembrou ainda da época em que foi secretário de Governo do DF, durante a gestão petista de Cristovam Buarque (1995-1998). “Participar do governo do DF mais uma vez é para mim uma grande honra. Volto ao Palácio do Buriti quase 14 anos depois de ter aqui exercido uma função semelhante a que hoje assumo. Os tempos eram outros, mas permanece em mim a firme disposição de trabalhar pelo Distrito Federal”, reforçou.
 
Entre as atribuições da pasta está o acompanhamento da gestão governamental, com foco no acompanhamento do trabalho das demais secretarias de Estado, das administrações regionais e da administração indireta. A coordenação política do GDF continuará sendo realizada pelo secretário de Governo, Paulo Tadeu, que participou da posse de Berger.  
 
Governo Federal – O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, leu uma carta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desejando sucesso ao secretário empossado, ao governador Agnelo Queiroz e ao Distrito Federal.
 
“Brasília vive hoje uma etapa crucial da sua história. O governador Agnelo Queiroz e sua equipe estão cumprindo missão espinhosa, mas fundamental: resgatar a Administração Pública e a credibilidade do Distrito Federal. E isso não se faz da noite para o dia, como em um passe de mágica. Além de firmeza ética e competência política, exige muita paciência e perseverança. Qualidades que o atual governo tem de sobra. O nosso querido Berger pode dar uma importante contribuição para o sucesso dessa empreitada”, diz Lula, em um dos trechos.
 
Representantes dos três Poderes da República prestigiaram a posse, além de secretários de Estado do DF, familiares e amigos de Swedenberger Barbosa. Entre os presentes, os ministros da Saúde, Alexandre Padilha; das Comunicações, Paulo Bernardo, e da Justiça, José Eduardo Cardozo; o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli; o advogado-geral da União, Luis Inácio Adams; a procuradora-geral de Justiça do DF, Eunice Carvalhido, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional DF, Francisco Caputo. O reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo de Sousa Júnior, e parlamentares federais e distritais também compareceram, bem como secretários executivos e representantes de outros ministérios. Cerca de 500 pessoas acompanharam a solenidade.  
 
Perfil – Natural de Natal (RN), graduado em odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pós-graduado em saúde pública, Swedenberger Barbosa ocupava o cargo de secretário executivo adjunto da Secretaria-Geral da Presidência da República. Berger, como é conhecido, também foi secretário de Governo do DF de 1995 a 1998.
 

Leia, abaixo, as íntegras da carta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do discurso do secretário-chefe da Casa Civil do Distrito Federal:
 
 
Caros Companheiros e Companheiras,

            Compete aos brasilienses, por nascimento ou por adoção, administrar Brasília. Além de capital de todos os brasileiros e brasileiras, ela é, com inteira justiça, um patrimônio da humanidade. Todos nós, de qualquer canto deste imenso país, nos sentimos responsáveis pelo seu destino.

            Brasília vive hoje uma etapa crucial da sua história. O Governador Agnelo Queiroz e sua equipe estão cumprindo missão espinhosa mas fundamental: resgatar a administração pública e a credibilidade do Distrito Federal. E isso não se faz da noite para o dia, como num passe de mágica. Além de firmeza ética e competência política, exige muita paciência e perseverança, qualidades que o atual governos tem de sobra. O importante é que os resultados já começam a aparecer e tenho certeza de que serão cada vez melhores e mais evidentes no próximo período.

            Swedenberger Barbosa – o nosso querido Berger – pode dar uma importante contribuição para o sucesso dessa empreitada. Ele é, ao mesmo tempo, um excelente gestor e um notável articulador político. É daqueles companheiros que não fazem questão de aparecer, que jogam para o time, com autêntico espírito coletivo. Berger foi muito útil ao nosso governo, nos ajudou muito a construir um Brasil mais próspero e justo, assim como seguramente ajudará o Governador Agnelo a colocar Brasília no lugar que ela necessita e merece.

            Desejo sucesso ao querido companheiro Berger, ao Governador Agnelo e a todos vocês.

Um grande abraço

Lula