Violoncelista brasileiro é homenageado pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional
" /> Violoncelista brasileiro é homenageado pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional">Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
16/04/2012 às 18:24
Violoncelista brasileiro é homenageado pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional
Secretaria de Cultura
A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) fará, nesta terça-feira (17), um concerto em homenagem ao violoncelista Antonio Guerra Vicente, que completou 70 anos neste ano.
Guerra Vicente é um grande mestre do violoncelo e foi o responsável por formar várias gerações de violoncelistas em Brasília e no Brasil. Os profissionais formados por ele atuam hoje em orquestras, como solistas e ainda como professores universitários.
Será também prestada uma homenagem aos 150 anos de nascimento do compositor Claude Debussy.
Perfil do Homenageado – Natural do Rio de Janeiro, violoncelista, professor, arranjador e empresário do setor fonográfico, Antônio Guerra Vicente é bacharel em violoncelo, pela Escola de Música da Universidade do Brasil (atual UFRJ).
De 1964 a 1968 fez aperfeiçoamento no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, classe de André Navarra, onde ingressou por concurso.De 1968 a 1971 foi violoncelista da Orquestra Sinfônica Brasileira, do Rio de Janeiro.
Foi membro fundador do Conjunto Ars Barroca, do Rio de Janeiro e do Conjunto Música Nova, da Bahia. É fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, de Brasília. De 1972 a 1998, foi professor da Universidade de Brasília, onde implantou o Curso de violoncelo.
Apresentou-se, como solista e camerista, em 31 países das Américas, Europa e Ásia. Em 1987, representou oficialmente o Brasil, em Sofia, Bulgária, durante as comemorações do centenário de nascimento de Villa-Lobos.
É, também, membro fundador do Trio de Brasília e do Quarteto de Brasília, com o qual recebeu os prêmios: Sharp de música, OK de Cultura, Carlos Gomes e Prêmio Brasil de Excelência. É comendador da Ordem do Mérito Cultural do DF.
SERVIÇO:
Evento: Concerto da OSTNCS
Dia: 17 de abril de 2012 – terça-feira – Hora: 20h00
Local: Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro
Entrada: Franca
Informações: 33256232/33256171