Evento realizado no Jardim Botânico de Brasília define agenda que será debatida na reunião nacional dos secretários de Meio Ambiente, no Rio de Janeiro

" /> Evento realizado no Jardim Botânico de Brasília define agenda que será debatida na reunião nacional dos secretários de Meio Ambiente, no Rio de Janeiro

">

18/04/2012 às 23:16

Secretários de Meio Ambiente debatem agenda para Rio+20

Evento realizado no Jardim Botânico de Brasília define agenda que será debatida na reunião nacional dos secretários de Meio Ambiente, no Rio de Janeiro

Por

Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal

Na manhã desta quarta-feira, dia 18 de abril, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Semarh) recebeu o secretário de Meio Ambiente de Campo Grande, Marco Antonio Cristaldo, o representante da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Nelson Moreira Franco e o representante da Secretaria de Meio Ambiente de Goiânia, Pedro Baima, para debater a agenda do Encontro de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, que acontece em maio, no Rio de Janeiro.

Na ocasião, o secretário falou sobre a importância do encontro preliminar à conferência. “A Rio+20 é o grande encontro dos ambientalistas e hoje estamos buscando desenvolver uma proposta consolidada para levar a Conferência da ONU”, comentou Eduardo Brandão, secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal.

Durante a reunião entre os Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, que será realizada no Rio de Janeiro, serão apresentadas as melhores práticas e casos de sucesso em desenvolvimento no âmbito das capitais. Outro tema é a discussão sobre a importância e contribuição que todas as cidades poderão oferecer para a reunião do C40, cúpula mundial de prefeitos, por meio da “Carta do Rio de Janeiro para a Sustentabilidade” – que será elaborada em conjunto por todos os gestores.

A reunião do C40, composta por importantes cidades do mundo incluindo localidades brasileiras, aborda temas relevantes sobre sustentabilidade e desenvolvimento verde. A próxima reunião da cúpula acontece na mesma semana da Conferência da ONU. Na ocasião, a carta produzida pelos gestores será apresentada e os cases de sucesso das regiões serão lançadas em forma de publicação.

“A nossa responsabilidade como gestores é materializar os conceitos e práticas dentro de um novo modelo de política ambiental. E nisso o Brasil pode ser o grande líder por ter tradição em produtos sustentáveis”, completou o representante da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Nelson Moreira Franco, durante a reunião.

O evento foi realizado no Jardim Botânico de Brasília e marcou o fim de um ciclo de cinco reuniões preliminares realizadas nas regiões do país para garantir uma participação igualitária entre todas as capitais no encontro que antecede o Rio+20.

Participaram do evento o presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Nilton Reis, o subsecretário de Sustentabilidade e Socioambiental da Semarh, Kadu Valadares, o administrador do Jardim Botânico de Brasília, Jeanito Gentilini e os representantes da Fundação Konrad Adenauer Stitung, que irão compilar os casos apresentados durante o encontro para ser entregue no Rio+20.

Rio+20 – Neste ano, completam-se duas décadas da realização da conferência ECO-92, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. Em junho de 2012, a cidade do Rio de Janeiro volta a sediar uma reunião do tipo: o Rio Mais 20. O encontro partiu de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e servirá para a discussão de temas envolvendo a sustentabilidade global, como mudanças climáticas, diminuição da pobreza e estimulo à economia verde.