Em sua 16º edição, o encontro que vai até esta quarta-feira (25), tem como objetivos avaliar resultados obtidos em 2011 e delinear novas diretrizes para 2012
" /> Em sua 16º edição, o encontro que vai até esta quarta-feira (25), tem como objetivos avaliar resultados obtidos em 2011 e delinear novas diretrizes para 2012">Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
24/04/2012 às 23:00
Em sua 16º edição, o encontro que vai até esta quarta-feira (25), tem como objetivos avaliar resultados obtidos em 2011 e delinear novas diretrizes para 2012
Carlos Rezenda, da Agência Brasília
Começou nesta terça-feira (24) o 16º Fórum do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais no Distrito Federal, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Programado para ser realizado em dois dias, o evento vai reunir até quarta-feira (25), das 9h às 17h, todos os atores envolvidos na temática de incêndios florestais. Os principais objetivos do encontro são avaliar os resultados obtidos no ano passado e delinear novas diretrizes para 2012.
Além disso, existem ainda os debates em torno de temas prioritários. “Nosso objetivo nesta edição é resgatar a função do Fórum”, destacou a gerente de Emergência e Riscos Ambientais do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Andréa Pereira.
De acordo com a gerente, entre os temas programados para serem debatidos no evento estão: as ações de educação ambiental, a influência da gestão de resíduos sólidos na incidência de incêndios em unidades de conservação e a importância dos simulados de incêndio florestal.
Um exemplo da eficácia das soluções produzidas pelo Fórum foi aquisição de 150 bombas costais, realizada no ano passado pelo Ibram. Utilizadas por agentes de parques para eliminar pequenos focos de incêndio, o equipamento auxiliou na redução do volume de hectares queimados em 2011 em quase 20%, explicaram técnicos do Instituto.
O Fórum conta com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Parque Nacional de Brasília e Jardim Botânico.
Plano de prevenção – Instituído em 1996, o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais mobiliza diversos órgãos para otimizar o emprego dos recursos disponíveis em ações de prevenção e combate a incêndios nas unidades de conservação, em especial aquelas que compõem as Zonas Núcleo da Reserva da Biosfera do Cerrado – Fase I. São elas: Parque Nacional de Brasília, Jardim Botânico, Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae), Reserva Ecológica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília.