09/05/2012 às 21:31

Arte e cultura nas escolas do Recanto das Emas

1ª Mostra de arte da cidade reúne teatro, música e artes plásticas em 24 escolas da cidade

Por Suzano Almeida, da Agência Brasília


. Divulgação

Começou no último sábado (5) a 1ª Mostra de Arte e Cultura do Recanto das Emas (Macre). As apresentações vão do dia 7 a 18 de maio com apresentações de teatro, música e dança de grupos do Distrito Federal e do Entorno. Serão cerca de 120 apresentações, que ocorrem nas 24 escolas da cidade, com o objetivo de difundir a arte e promover a integração entre cultura e educação. As apresentações são exclusivas para os alunos das escolas.

A ideia de aproximar a arte e a cultura de cidades mais distantes do Plano Piloto já é antiga, como diz o coordenador e produtor do Macre, Márcio Rodrigues, principalmente pela ausência desse tipo de difusão da cultura nessas cidades.

“A experiência está sendo proveitosa. Encontramos alunos e professores felizes, já que em tempos anteriores esse tipo de espetáculo só seria possível no Plano Piloto”, diz Márcio, que é morador do Recanto das Emas e completa: “Somos artistas e sentimos a dificuldade de não termos um espaço para nos apresentar. Aqui temos uma cadeia, mas não temos um teatro”.

Para ele, o país passa por um bom momento e que as carências de outrora hoje são diferentes. “As carências de hoje são: lazer, arte e cultura. Por isso, temos que ocupar essas carências, que não é mais de alimento, mas de arte e cultura. Vemos isso nos olhos dos alunos”, afirma Márcio Rodrigues, que é fundador da Cia de teatro Cara d’Palco.

As apresentações contam com o apoio da Administração Regional do Recanto das Emas e do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

Confira aqui a agenda para os próximos dias: