12/05/2012 às 20:13

Moradores de Ceilândia comemoram obras de melhorias na cidade

Governador Agnelo Queiroz entrega ginásio de esportes, asfaltamento de um trecho da DF-180 e visita obras na Feira do Produtor

Por Kelly Crosara, da Agência Brasília


. Roberto Barroso

 

O governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira dama, Ilza Queiroz, dedicou a manhã deste sábado (12) aos moradores de Ceilândia. Além de entregar o ginásio de esportes da QNN 16, reivindicação antiga dos ceilandenses, ele visitou as obras de melhorias da Feira do Produtor, segunda maior área de distribuição de alimentos do Distrito Federal, e prestigiou a comunidade Bela Vista com o asfaltamento de um trecho de três quilômetros na DF-180.

 

“Essas três obras que estamos visitando hoje são de extrema importância para os moradores dessa cidade. As melhorias na Feira do Produtor são essenciais como estímulo à produção e comercialização na área rural. O ginásio de esportes está sendo entregue com toda a infraestrutura necessária para que saiam daqui grandes esportistas e o asfalto na área rural também é uma grande conquista, porque além de facilitar o escoamento da produção, também melhora a qualidade de vida da população”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.

 

Logo no início da manhã, o governador foi recebido pelos feirantes com um sorriso de agradecimento pelas melhorias que a reforma já está proporcionando ao comércio e visitantes. O gesto foi confirmado pelo feirante Milton Paiva, 52 anos, que já está no local há oito anos. “Esse foi um grande avanço para nós que trabalhamos aqui e também para a sociedade como um todo, que poderá consumir um produto armazenado com mais qualidade”, afirmou.

 

Essa etapa das obras, que será entregue em 70 dias, custou R$ 514 mil e vai cobrir uma área de 9.729m² com uma camada de concreto mais resistente. O presidente da associação dos feirantes, Vilson José Oliveira, disse que a próxima obra será a construção do beiral do galpão. Com aproximadamente 700 associados, a feira gera 1,7 mil empregos diretos e outros 3,5 mil indiretos. Ela funciona todos os dias, a partir das 4h30, e negocia, todos os meses, 18 mil toneladas de alimentos.

 

O ginásio de esportes foi a segunda parada do governador, que logo que chegou deu o pontapé inicial da partida entre as equipes de futsal Contato, de Ceilândia Sul, e Chute Certo (P Sul), formadas por meninos de 10 e 11 anos. O administrador de empresas, Werley Genesis, 33 anos, estava entre a torcida e afirmou que “agora a cidade poderá exercer com dignidade o esporte”.

 

O ginásio agora conta com estacionamento asfaltado, redes de proteção, placas de publicidade e também passou por ajustes no sistema hidráulico. As arquibancadas têm capacidade para receber até duas mil pessoas e a previsão é que estejam bem movimentadas daqui para a frente, pois o local será núcleo do programa Atleta do Futuro, uma parceria entre o GDF e o Sesi. No programa cerca de 300 crianças poderão treinar várias modalidades, entre elas, futebol, vôlei, handebol e judô.

 

O governador se despediu da cidade com uma visita aos moradores do condomínio Bela Vista, que foram beneficiados com o trecho asfaltado na DF-180. No local, o administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, resumiu as ações do governo em todo o Distrito Federal em uma só palavra: “desenvolvimento”.  Ele afirmou que durante todos esses anos, essa foi a primeira vez que um governador visitou a região e que esse gesto demonstra as intenções do governo em ajudar a comunidade urbana e rural do DF.

 

a líder comunitária Célia de Souza, afirmou que essa obra é de extrema importância para a comunidade, pois é uma reivindicação de mais de 20 anos. “Essa é uma área produtora, que precisava desse trecho asfaltado para poder dar fluxo às mercadorias. Com a entrega dessa obra, agora temos a certeza de que o governo se comprometerá anos atender em relação às outras necessidades da região”, disse.

 

Também estiveram presentes no evento o secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela; o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lúcio Taveira Valadão; e os deputados distritais Chico Vigilante, Benedito Domingos e Luzia de Paula.