16/05/2012 às 18:27

Esquadrão da Vida leva cultura à Vila Telebrasília

Moradores do local terão duas oportunidades para assistir ao espetáculo de rua. Outras 10 apresentações serão realizadas até junho em diferentes regiões administrativas do DF

Por Divulgação


. Foto: Natasha Padilha

Nesta quinta (17), às 19h, os moradores da Vila Telebrasília receberão a visita do grupo de teatro Esquadrão da Vida, na praça da cidade. Com o espetáculo Guerrilha do Bom Humor, a trupe de atores, músicos e acrobatas pretende unir diversão e reflexão sobre temas como meio-ambiente, cidadania, direitos humanos e as relações entre as pessoas. Haverá outra apresentação do espetáculo no sábado (19), às 10h também na Praça da Vila Telebrasília.

Esta apresentação faz parte de uma série de perfomances que serão realizadas até junho com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF), da Secretaria de Cultura, do Governo do Distrito Federal. O Esquadrão da Vida vai passar ainda pela Estrutural, Santa Maria e Itapoã. Apesar de atuar no Distrito Federal há 32 anos, é a primeira vez que o Esquadrão da Vida chega a estas cidades. A turnê já se apresentou no Riacho Fundo e na Candangolândia.

Sem necessidade de palco ou lugar previamente preparado, os atores se juntam à comunidade num cortejo que inclui palhaçadas, acrobacias e formações coreográficas rápidas, acompanhadas por músicas ao vivo. O repertório emociona espectadores de todas as idades com cantigas infantis, folclóricas, contemporâneas e canções compostas especificamente para a peça.

“Antes eram apenas intervenções urbanas com acrobacias e palhaçadas, depois colocamos músicas, depois um texto e, agora, é um espetáculo itinerante que prestigia Brasília, seus artistas e seu povo, na tentativa de defender a cultura local e a qualidade de vida que pede esse tipo de intervenção para torná-la mais humana”, explica Maíra Oliveira, diretora da trupe e filha de Ary Pára-Raios, fundador do grupo há 32 anos.

Os textos da Guerrilha do Bom Humor prestigiam poetas locais, como Tetê Catalão, Nicolas Behr, Angélica Torres, Luís Turiba, além de canções que falam sobre a cidade.

Segundo a diretora Maíra Oliveira, a intervenção “músico-teatral-acrobática-lírica” utiliza a alegria inesperada pelos transeuntes para desarmar a sisudez do cotidiano pesado e sensibilizá-los para abrir os olhos e o coração para o outro, que divide o mesmo espaço urbano, os mesmos problemas, mas não se reconhecem na sociedade contemporânea.

Serviço:
Guerrilha do Bom Humor
Local: Vila Telebrasília – Praça
Data: Quinta (17/05) – às 19h/Sábado (19/05) – às 10h
Entrada franca
Classificação etária: livre

Próximas apresentações:
Santa Maria
Dia 25/05 (sexta-feira) – às 11h e às 13h
Em frente ao Restaurante Comunitário

Itapoã
Dia 26/05 – às 11h e às 14h
Festa de Aniversário da cidade

Estrutural
Dia 03/06 – às 10h – casas próximas ao Lixão
Dia 05/06 – às 17h – na Praça Central