17/05/2012 às 16:15

Seminário discute DF Saudável e Sustentável

O encontro reúne 200 representantes das secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Transparência de Renda, Agricultura, Cultura, Esporte, administrações regionais, além do Ministério da Saúde e de professores e estudantes

Por Secretaria de Saúde

Foi aberto na manhã desta quinta-feira (17), o Seminário de Promoção do Distrito Federal Saudável e Sustentável: Diálogo de Agenda com a Rio + 20, no auditório da Fiocruz, na Avenida L3, Campus Universitário Darcy Ribeiro-UnB. O encontro reúne 200 representantes das secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Transparência de Renda, Agricultura, Cultura, Esporte, administrações regionais, além do Ministério da Saúde, além de professores e estudantes.

O objetivo do encontro é apresentar experiências brasileiras de efetivação de municípios e estados saudáveis e sustentáveis, além de sensibilizar os representantes das regiões administrativas sobre o processo de formulação do Plano Distrital de Promoção da Saúde. O seminário vai identificar territórios, populações e parceiros em comum entre os programas e ações nos diversos órgãos do GDF, visando atuação conjunta.

Participaram da abertura o subsecretário de Gestão Participativa da Secretaria de Saúde, José Bonifácio Alvim; o secretário-chefe da Casa Civil, Swendenberger Barbosa; o diretor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB, Fernando Carneiro; A coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UnB, Maria Fátima de Sousa; o representante da Fiocruz, Wagner Martins; a diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB, Lilian Marly de Paula, e o subsecretário de Saúde Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, Luís Carlos Maranhão.

O representante da Secretaria de Saúde do DF, José Bonifácio, falou sobre as questões que envolvem a saúde pública, alertando para a necessidade da otimização dos procedimentos, como forma de acelerar o atendimento e reduzir os custos. Dessa forma, entende ele, haverá maior alcance das populações ao sistema público de saúde e maior resolutividade.

Na palestra de abertura, o representante da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Guilherme Franco, falou sobre “Cidades saudáveis e sustentáveis: perspectivas e desafios na experiência brasileira em diálogo Rio + 20”. Logo em seguida ocorreram conferências sobre “Rio + 20 e o DF”, Evidências de efetividade da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis, Potencialidades e Desafios da Intersetorialidade para Construção de Cidades Saudáveis e Sustentáveis, Promoção de Modos de Viver Saudáveis e Sustentáveis.

Rio+20 –  O Rio de Janeiro sediará, em junho, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20. O encontro visa renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta, 20 anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92. Será debatida a contribuição da “economia verde” para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, com foco sobre a questão da estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável.