18/05/2012 às 17:30

GDF investe R$ 2 milhões em reforma de banco de leite

Unidade instalada no Hospital Regional de Taguatinga passou por obras de ampliação e modernização para aperfeiçoar os serviços de pasteurização e armazenamento de leite humano

Por Evelin Campos, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O Distrito Federal celebrou hoje mais uma conquista na saúde pública com a entrega das obras de ampliação e modernização do Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama Ilza Queiroz, destacou a importância da unidade para o DF, considerado referência mundial pelo Ministério da Saúde.

“O Distrito Federal é a única cidade do mundo autossuficiente em estoque de leite materno. E uma unidade importante como essa merecia uma reforma após 20 anos. O leite materno é essencial na redução da mortalidade infantil e nossos bancos de leite estão entre os responsáveis pelo fato de o índice no DF estar entre os menores do país”, enfatizou o governador.

A infraestrutura do Banco de Leite do HRT conta agora com 240 m² onde ficam os setores de pasteurização e de armazenamento de leite, além de salas utilizadas para assistência às mães e para o ensino do procedimento de doação. A reforma teve investimento de R$ 2 milhões e levou oito meses para ser concluída.

As novas instalações permitirão ainda a utilização de novas tecnologias, a realização de pesquisas e o trabalho de capacitação, por meio de cursos e treinamentos. O setor vai proporcionar atendimento integral e exclusivo aos bebês nascidos no hospital e contribuir com outras unidades da rede de saúde.

O secretário da Saúde, Rafael Barbosa, ressaltou o compromisso do governo com a saúde. “As ações e a contratação de servidores nesta área demonstram o esforço em ampliar e melhorar o atendimento à população. Estamos contratando profissionais para os novos serviços que lançamos e para setores onde falta pessoal devido ao aumento da demanda”, disse o secretário, ao citar a nomeação de 635 concursados e a convocação de 594 profissionais temporários na Saúde, divulgadas no Diário Oficial do DF desta sexta-feira.

Foto: Roberto BarrosoBancos de Leite no DF – Atualmente, o Distrito Federal conta com 10 Bancos de Leite Humano e dois postos de coleta, o que representa cobertura de 100% das maternidades da rede pública. Juntas, essas unidades realizam, em média, a coleta de 1,4 mil litros de leite por mês. O Banco de Leite do HRT recebe 200 litros por mês e possui capacidade para armazenar até 500 litros.

Segundo a coordenadora dos Bancos de Leite do DF, Míriam Santos, um dos diferenciais das unidades do DF é o trabalho integrado. “Nós trabalhamos em rede. Todos os hospitais com maternidade têm um banco de leite e todas as unidades funcionam em rede, fornecendo uns para os outros conforme a necessidade”, explicou.

Existem bancos de leite nos Hospitais Regionais de Taguatinga, Sobradinho, Ceilândia, Gama, Brazlândia, Planaltina, Paranoá, Santa Maria, Asa Sul e Asa Norte, além de duas unidades de coleta no Hospital Regional de Samambaia e em uma clínica em São Sebastião. Cerca de 80 profissionais trabalham nas unidades, que recebem doações de aproximadamente 6 mil mulheres por ano.

No DF também há Bancos no Hospital das Forças Armadas e no Hospital Universitário de Brasília. A rede privada conta com quatro bancos de leite e um posto de coleta.

A meta do GDF é realizar obras de ampliação e modernização em todos os bancos de leite da rede pública. Para este ano estão previstas reformas nas unidades de Sobradinho, de Ceilândia e do Gama. “Também precisamos incentivar a amamentação e valorizar as mães doadoras, pois sem elas de nada adiantaria a infraestrutura e o nosso serviço”, lembrou Míriam Santos.

Alto nível – Modelo na prevenção, apoio e incentivo ao aleitamento materno, o Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Taguatinga foi inaugurado em 1978. Primeira do DF e quarta do Brasil, a unidade é exemplo na região Centro-Oeste, na América Latina e em países africanos de língua portuguesa.

O banco foi o primeiro do DF a oferecer leite materno a todas as crianças internadas no berçário, o que permitiu que o HRT fosse o quarto hospital do país a receber o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Ministério da Saúde e pelo Unicef, em 1992.

Desde sua criação, a unidade conta com parcerias como as do Rotary Club Taguatinga Norte, do Lions Club Brasília – Taguatinga e do Corpo de Bombeiros Militar do DF, que realiza coletas em domicílio. O serviço prestado pela corporação rendeu uma homenagem do Ministério da Saúde ao GDF, em outubro do ano passado. A ampla cobertura dos bancos de leite nos hospitais da rede pública também foi reconhecida pelo órgão federal.