23/05/2012 às 18:16

Basquete: Brasília mais perto da decisão

Equipe vence Pinheiros e deixa a série em 2 a 1. Basta apenas uma vitória em casa, na próxima sexta, para os brasilienses chegarem à quarta final consecutiva

Por Da Redação, com informações da Liga Nacional de Basquete


. Foto: João Pires/LNB

O Uniceub/BRB/Brasília venceu, na noite desta terça-feira (22), o Pinheiros/SKY, por 76 a 74, pelo terceiro jogo da série semifinal do Novo Basquete Brasil (NBB). Com esse resultado fora de casa, os brasilienses precisam apenas de uma vitória no próximo jogo para chegar à sua quarta final seguida. A quarta partida será disputada nesta sexta-feira (25), no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília.

O grande destaque da equipe do Distrito Federal foi o ala/pivô Guilherme Giovannoni, que anotou 21 pontos, mesma pontuação do ala Marquinhos, principal jogador do Pinheiros.

O Brasília começou o jogo nervoso e sem conseguir passar pela forte marcação da equipe da casa, que chegou a abrir 11 pontos de vantagem (13 a 2). A equipe reagiu, diminuiu a diferença e encerrou os primeiros 10 minutos perdendo por 21 a 24.

A marcação das duas equipes se destacou no início do segundo período: as defesas não permitiam infiltrações ou trocas de passes. Nem Pinheiros, nem Brasília conseguiam se distanciar ou abrir vantagem no marcador. Após duas bolas de 3 seguidas do ala/pivô Guilherme Giovannoni e do armador Nezinho, o Brasília passou a frente no placar pela primeira vez no jogo (33 a 29). No último segundo, o armador Bruninho, do Brasília, fez um arremesso certeiro de 3 pontos e deixou a equipe com 40 pontos a 36, na metade do jogo.

Além da virada, o Pinheiros teve ainda a baixa do ala Shamell, que sofreu uma lesão no tendão de aquiles, desestabilizou a equipe e pode não entrar em quadra sexta-feira.

A terceira etapa seguiu com os paulistas errando mais e os brasilienses tranquilos, com a defesa mais sólida e a troca de passes com maior velocidade no ataque. O Brasília chegou a abrir 15 pontos de diferença (51 a 36) e o quarto encerrou em 58 a 49.

No último e decisivo período, a equipe do Pinheiros melhorou a sua marcação e veio disposta a virar o jogo, enquanto o Brasília administrava a vantagem e deixava o tempo correr. A equipe paulista lutou durante toda a etapa final e, faltando dois minutos, chegou aos 65 pontos, empatando com os visitantes. Rapidamente, os brasilienses voltaram a ficar em vantagem no placar, abrindo cinco pontos em relação ao Pinheiros (71 a 66). A diferença foi mantida durante uma sequência de lances livres nos últimos 30 segundos da partida.

“Fiquei bastante emocionado com essa vitória. No final do último jogo, achei que não teria condições de atuar hoje, mas fiquei extremamente feliz de poder ter colaborado com a equipe nessa vitória”, afirmou o armador do Brasília, Nezinho, que era dúvida para o confronto, devido a uma lesão no músculo adutor da coxa. “Conseguimos nosso objetivo que era uma vitória em São Paulo para tentarmos fechar a série em casa”, completou.

Brasília e Pinheiros voltam a se enfrentar nesta sexta-feira, no Jogo 4 da série semifinal. Uma vitória da equipe brasiliense encerra o confronto.

“Temos que esquecer essa partida e focar somente no próximo jogo em Brasília. Ano passado estivemos nessa mesma situação e não conseguimos vencer o quarto jogo. Temos que nos esforçar ao máximo para trazermos o jogo cinco de volta para cá”, espera o ala do Pinheiros, Marquinhos.

SERVIÇO

4º jogo da Melhor de Três da Semifinal do NBB

Brasília (DF) x Pinheiros (SP)

Sexta-feira, 25 de maio
19h15
Local: Ginásio Nilson Nelson
Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)
Quem doar 1kg de alimento não perecível paga meia-entrada