23/05/2012 às 22:37

Brasília vira sala de aula para estudantes de Campinas

 Até amanhã, 95 alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Comunitária de Campinas (SP) estarão em Brasília para estudar história, sociologia, português, cinema, filosofia, design e literatura. Todo esse conteúdo faz parte de um Projeto Interdisciplinar que acaba de chegar à 13ª edição – o projeto “Ética e Cidadania”. Segundo a professora Fabianna Miranda, que está acompanhando os alunos, a visita vai muito além da simples ida aos monumentos da cidade. “Nosso principal foco é um trabalho que fazemos desde fevereiro, no qual os alunos recebem apostilas com diversas informações da cidade, nós temos uma série de discussões e a partir delas os estudantes elaboram projetos e questões e vem à Brasília em busca de respostas”, explicou. “Eles falam diretamente com as pessoas que tomam as decisões, ou podem encaminhar as demandas para aqueles que têm pode decisório”, completou.

O primeiro encontro dos alunos ao chegar a cidade foi com o secretário de turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves. Durante o bate-papo, que aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, os estudantes tiraram dúvidas sobre a preparação da cidade para a Copa das Confederações e a Copa FIFA, sobre o impacto econômico e social da atividade turística na cidade e sobre a Lei da Copa que está tramitando no Congresso Nacional. O secretário respondeu a todas as questões e desejou aos alunos uma boa estadia. “Que essa visita de vocês permita descobrir que Brasília é uma cidade diferente do que se vê nos noticiários. Aqui existe gente alegre, que faz dessa uma das melhores cidades para se viver”, disse.

Após o encontro com o secretário de turismo, os alunos seguiram para o Congresso Nacional onde tiveram audiência com alguns parlamentares e assistiram a uma sessão no plenário. Até quinta-feira eles ainda irão visitar o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, o Supremo, a Catedral e diversos outros monumentos. Tudo será devidamente registrado para o projeto da matéria de cinema, que resultará em um documentário, programa político, ou jornal. O formato será definido pelos próprios alunos após a visita que servirá de subsidio para montar o roteiro do trabalho.

Por Secretaria de Turismo