23/05/2012 às 13:31

Grupos regionais definem o Rede Cegonha no DF

 O Rede Cegonha e seus pontos e formas de atuação serão o tema de reunião entre o Grupo Condutor Central do Programa e os Grupos Condutores Regionais, nesta quarta-feira (23), às 14h30, no Auditório da Secretaria de Saúde. O objetivo é que cada Grupo Regional apresente a melhor estratégia para a implantação local de cada serviço. “Queremos que os grupos apontem como será feita a implantação de cada componente em sua área de atuação. Esta é uma forma de fazer com que as decisões sejam tomadas de forma conjunta e com total possibilidade de implementação”, disse a coordenadora técnica de articulação das redes assistenciais da SES/DF, Mônica Iassanã.

Segundo ela, é hora de se definir como fazer, já que o que será oferecido às gestantes e seus filhos, de até dois anos, já foi definido. “O Rede Cegonha inverte a lógica do serviço e coloca a mulher e seu filho no centro da atenção e estamos trabalhando para isso”, ressalta a coordenadora, lembrando que o plano de ação da SES/DF foi bastante elogiado pela área técnica do Ministério da Saúde. Tanto que, durante o lançamento do programa, no dia 17 de maio, a coordenadora do grupo executivo do Rede Cegonha do MS, Tereza de Lamare, disse que o projeto da capital federal é bem estruturado e poderá servir de modelo para outros estados.

Durante a reunião dos Grupos Condutores Regionais desta quarta-feira, será feito o mapeamento da informatização em cada região, o agendamento das consultas de pré-natal, obtenção dos resultados de exames que serão feitos pela paciente, vinculação da mãe com o hospital onde terá o bebê, testes pelos quais a criança passará e de que forma será feito o agendamento das futuras consultas após o nascimento.

Por Secretaria de Saúde