28/05/2012 às 18:44

Estande de Brasília recebe prêmio em feira de turismo

Espaço exibiu imagens do filme Rock Brasília, sobre o movimento cultural que revelou inúmeras bandas roqueiras da cidade ao país. Artesanato e gastronomia também foram destaque

Por Secretaria de Cultura


. Foto: Divulgação/Setur-DF

Brasília encerrou com chave de ouro a sua primeira participação na Bolsa de Negócios de Turismo (BNT) Mercosul. Jornalistas nacionais e internacionais que cobriram a 18ª edição do evento, encerrado no sábado (26), escolheram o estande da capital do país como o segundo mais criativo da feira. O tema do espaço escolhido pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) foi o cinema e o rock.

O estande foi montado com imagens do filme Rock Brasília, cedidas pelo diretor Vladimir Carvalho. A fita é uma das grandes produções cinematográficas feitas sobre a cidade e o movimento cultural do rock. Com ele, a Setur-DF representou outro filão que vem ganhando força na capital: o polo cinematográfico. “Brasília é usada como locações para filmes e novelas e, nos últimos anos, vem sendo tema dos mais diversos roteiros que contam várias faces da nossa história. Não poderíamos deixar de perceber o papel que essas produções têm na divulgação do destino Brasília e esse trabalho na BNT é um reconhecimento dessa importância”, explicou a subsecretária de Marketing e Eventos Janaína Frota.

Com o resultado da votação, ficou comprovado que o assunto ajudou a conquistar operadores, agentes de turismo e visitantes do local. “Estamos procurando novas formas de apresentar Brasília ao público e, com isso, atrair cada vez mais visitantes para a cidade. Como Brasília é conhecida por ter sido berço das maiores bandas de rock do país e tem sido tema de diversos filmes achamos que seria uma boa escolha apostar nesse tema para divulgar o destino turístico e o prêmio foi um reconhecimento de que acertamos”, comemora Janaína.

O apelo que o espaço teve sobre o público da BNT foi inegável. Carlos Dias, da Aventur Operadora, ficou encantado pelas lembranças que o estande de Brasília lhe trouxe. “Minha adolescência foi embalada por essas bandas. É impossível não passar por aqui e lembrar de tudo que vivi quando era mais novo”, disse.

Além do cinema e do rock, outra curiosidade do estande que atraiu os visitantes da BNT foi o artesanato local, representado por esculturas produzidas com talheres e camisetas estampadas com o tema do espaço de Brasília na feira. A degustação da gastronomia local também chamou a atenção. Bombons de pequi, castanha de barú e banana da terra com carne seca foram algumas das delícias que conquistaram o público pela boca. “Nunca vi um pequi, mas achei o doce e o licor deliciosos. Fiquei muito curiosa para descobrir o que mais existe na gastronomia da cidade”, disse Andréa Caporal, consultora de viagens da Aquarius.

Quem passou pelo espaço de Brasília também gravou mensagens falando sobre a cidade que formaram uma espécie de documentário exibido no Cine Turismo BNT-Mercosul. Uma das estrelas no vídeo foi o José Maria, um agente de viagem que trabalhou na época da construção da nova capital do país e relembrou a época em que vendia terrenos para os candangos. Em breve o vídeo estará disponível na página da Setur-DF.

Além de Brasília os estandes de Santos e Paraná foram premiados com o primeiro e terceiro lugares, respectivamente.