29/05/2012 às 14:00, atualizado em 17/05/2016 às 16:08

Educação e sustentabilidade

No programa semanal de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (29), Agnelo Queiroz destaca a atenção à infância e à juventude e a sustentabilidade do Estádio Nacional

Por Secretaria de Comunicação Social


. Foto: Acacio Pinheiro

Na edição desta terça-feira do programa Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz ressaltou a atenção à criança e ao adolescente como prioridade do governo, apontando a construção de creches e a criação da Secretaria da Criança como “um avanço na construção de políticas públicas para a infância”.

Em entrevista ao jornalista Carlos Campbell, o governador destacou ainda o investimento na qualidade do aprendizado por meio da oferta de duas refeições diárias nas escolas da rede pública. “Começamos pelas áreas mais vulneráveis, para que a criança possa ter uma ingestão calórica logo cedo. Isso ajuda muito no desempenho, na concentração e no gosto pela escola”, afirmou.

Estádio sustentável – Outro assunto destacado por Agnelo Queiroz durante o bate-papo foi o compromisso com a sustentabilidade na construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Entre os sistemas ecológicos da Ecoarena, ele enfatizou o ar condicionado inteligente, a iluminação e a ventilação naturais, a reutilização de materiais recicláveis e da água e a energia solar.

“Estamos construindo o Estádio a partir de um planejamento sustentável. Há um conjunto de materiais e ações que vão transformar os jogos em um evento esportivo que poderá ser chamado até de Copa Verde”, declarou o governador, que lembrou, ainda, a importância desses investimentos na conquista do certificado Leed Platinum, que ainda não foi concedido a nenhum estádio no mundo. “Esse certificado comprova que uma construção foi feita cumprindo todos os critérios da sustentabilidade”, explicou.

Arena multiuso – O governador chamou atenção para a funcionalidade do Estádio Nacional, que será palco de diversos eventos. “O que toda a população do DF vai ganhar é uma arena multiuso que serve para várias atividades culturais, esportivas e religiosas”, exemplificou.

Agnelo Queiroz citou a abertura da Copa das Confederações e a realização da Olimpíada Escolar Mundial (Gymnasíade) em 2013, a Copa do Mundo de 2014, a Copa América em 2015 e os Jogos Olímpicos de 2016 como alguns eventos esportivos previstos no calendário da Ecoarena.

No final da entrevista, o governador ressaltou, ainda, a preparação da capital do país para esses eventos, com a celeridade das obras do estádio, a ampliação do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e da rede hoteleira, as melhorias em mobilidade urbana, Saúde e Segurança. “Meu governo está investindo de forma responsável e cumprindo o planejamento elaborado. O que mais interessa para nós é que fica o investimento, o legado e a oportunidade para a população do DF”, disse Agnelo Queiroz.


O programa –
O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h,com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Política de Resíduos Sólidos, modelo de transporte público do DF, políticas de atenção à mulher, participação popular, programa Brasília, Cidade Parque e preservação do meio ambiente.

Todo o conteúdo do programa está disponível para download aqui na página da AGÊNCIA BRASÍLIA. A reprodução é livre, desde que citado o crédito dos realizadores.