19/06/2012 às 20:53, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Faixas exclusivas da W3 recebem melhorias

Iniciativas da autarquia DFTrans e do Detran pretendem evitar ocorrência de congestionamentos na via

Por DFTrans


. Foto: Brito

Técnicos e engenheiros da autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) e do Departamento de Trânsito do DF (Detran) discutiram alternativas para amenizar os transtornos causados pelos congestionamentos no final da W3 Sul e no Setor Policial.

Em busca de soluções, os técnicos decidiram sincronizar os semáforos e mudar os retornos que ficam no final da Asa Sul, próximos ao Setor Hospitalar Sul. Segundo a DFTrans, um retorno que fica no Setor Policial será mudado de lugar. O segundo será fechado, e os motoristas vão usar o terceiro retorno para ter acesso ao aeroporto.

Para o diretor-geral da DFTrans, Marco Antonio Campanella, a permanência desta faixa exclusiva e das outras ratificam o compromisso do Governo do Distrito Federal com o transporte público coletivo. “As faixas exclusivas que ligam a EPTG, Setor Policial, W3 Sul e Norte formam um grande corredor de quase 30 quilômetros até a área central do Plano Piloto, o que possibilita aos usuários do transporte público ganharem um tempo considerável no dia a dia”.

Também foi discutida durante a reunião a construção de um novo trecho de desvio, próximo à obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que está parada. Essa medida ainda depende de negociação com a Secretaria de Obras. Os agentes do Detran irão monitorar as alterações e também  realizar um trabalho educativo de orientação aos motoristas nos horários de pico.