26/06/2012 às 22:33

FAP-DF abre editais para 400 bolsas acadêmicas

GDF investe R$ 25 milhões em pesquisa e desenvolvimento científico

Por Yusseff Abrahim, da Subsecretaria de Articulação Social e Novas Mídias da Secom-DF

Pesquisadores e cientistas na área de Tecnologia e Inovação já podem inscrever seus projetos na primeira etapa de Lançamento de Editais de Bolsas de Pesquisa e Fomento à Atividade Científica e Empresarial no DF. A cerimônia foi realizada na manhã desta terça-feira (26), no auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no campus da Universidade de Brasília (UnB). Os investimentos totalizam R$ 25 milhões de reais em recursos para fomento de 400 bolsas distribuídas em 11 editais que já podem ser acessados na internet www.inova.df.gov.br

O diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), Renato Rezende, reiterou que a ação materializa o cumprimento do papel da entidade. “Estamos atendendo a comunidade científica não só com a abertura dos editais, mas com o chamado de pesquisadores contemplados em editais anteriores; com exercício da transversalidade disciplinar, que é inerente à criação da instituição, e o reestabelecimento dos projetos de inclusão digital.”

Os editais contemplam os seguintes projetos: participação e promoção em eventos para pesquisadores, professores, mestrandos e doutorandos; estruturação da Biblioteca Digital de Brasília; incentivo à iniciação científica e ao Desenvolvimento Tecnológico; apoio financeiro à visita técnica de professores; concessão de bolsas de mestrado no DF; desenvolvimento de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais; pesquisas para o Sistema de Gestão Compartilhada da Saúde; e subvenção econômica para o desenvolvimento científico e tecnológico para a evolução do setor produtivo do DF.

Ao promover o envolvimento do governo, setor produtivo e comunidade acadêmica, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Gustavo Brum, qualificou o lançamento dos editais como um marco no incentivo à atividade científica no DF. “Isso mostra o resultado de uma estratégia de governo. A partir do conteúdo de uma pesquisa, podemos superar os desafios com foco para nortear as ações de governo e conquistar resultados práticos”, enfatizou.

Também estiveram presentes o secretário de Assuntos Estratégicos do DF, Nilton Lins; o diretor da Fiocruz Brasília, Gerson Penna; o deputado distrital Cristiano Araújo; e representantes da secretaria do Entorno de Goiás, do Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio).

Mais informações

Portal da FAP-DF ou pelos telefones (61) 3462-8808, 3462 8808 e 9641 6416