28/06/2012 às 21:15

Obras colocam Setor O de Ceilândia em alta

 O GDF vem trabalhando a todo vapor para mudar a cara da cidade

Por Casa Civil

Construído na parte norte de Ceilândia em 1976, o Setor O é composto por 11 quadras residenciais (QNO 01 a 15) e quatro “áreas especiais” (QNO 08, 10, 12 e 14). Hoje, sua população é de aproximadamente 60 mil habitantes.

 Em maio, o setor completou 36 anos e, segundo o administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, o melhor presente que pode ser dado à população é elevar a autoestima da comunidade, que há muito tempo não acreditava nas mudanças. “Estamos trabalhando para trazer de volta a esperança de muitos que sonham com o futuro da nossa cidade e hoje esperam as tão sonhadas melhorias em Ceilândia” diz Ari de Almeida.

 Desde o ano passado, a Administração Regional de Ceilândia e o GDF vêm trabalhando no desenvolvimento da cidade para trazer novo conceito de qualidade de vida. O administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, está articulando com o BRB – Banco de Brasília, a instalação de uma agência para a região. Veja a seguir algumas medidas que já foram tomadas e o que ainda está por vir no Setor O.

 Infraestrutura –  Diversas obras foram executadas no Setor O. Melhoria no acesso, segurança e desenvolvimento da região são algumas delas. Em 2011, a administração regional duplicou a via “O2”, trecho onde se encontra com a BR-070. A duplicação facilitou a vida de milhares de moradores que passam diariamente pelo local. A regional também reformou praças, construiu estacionamentos e instalou PECs (Pontos de Encontro Comunitário), como na EQNO 024 e 1113. O asfalto também foi revisado, por meio da operação tapa-buracos, que passou por todas as vias principais e já começou o trabalho nas quadras. A feira do Setor O também recebeu melhorias, como a construção do alambrado ao redor do espaço e a drenagem pluvial que acabou com o problema de alagamento no local. Em breve, a administração regional e a Coordenadoria das Cidades entregarão o termo de permissão para os feirantes. Outra grande conquista da comunidade foi a reforma total do Centro de Saúde nº 7 do Setor O, que agora atende com mais higiene, comodidade e segurança para a população. É importante salientar que importantes obras do setor estão acontecendo através de emenda parlamentar do Deputado Distrital Chico Vigilante que, como morador e conhecedor das prioridades da população, está tendo sensibilidade na destinação de recursos para a cidade.

Regularização –  A administração regional intensificará os trabalhos para regularizar as ocupações de áreas públicas na cidade e legalizar os comércios, emitindo suas licenças de funcionamento. Mais legalidade e organização para a cidade. Para maiores informações ligue: 3471 9812

Transporte –  Uma promessa do governador Agnelo Queiroz começa a ser cumprida. Em 2011, um novo terminal rodoviário que terá elevadores, banheiros, escada rolante e uma estrutura moderna confortável começou a ser implantado no Setor O. Os recursos do PAC da mobilidade já foram liberados e em breve as obras serão executadas. Novos ônibus substituirão os carros que já têm mais de 10 anos de uso. Outra grande novidade é a ligação do metrô ao terminal do Setor O, beneficiando diretamente toda a população local, que terá rápido acesso a diversos pontos do Distrito Federal. Este ano também foram iniciadas as obras de duplicação da via “O1”, local onde já ocorreram diversos acidentes e congestionamentos, e que a comunidade vem reivindicando uma solução há anos.  A entrega da obra será em breve.

Lazer/Esporte –  O cercamento e as obras de início do Parque Recreativo do Setor O já estão licitadas, a cidade ganhará amplo ponto de lazer e diversão. Uma quadra poliesportiva de piso sintético está sendo construída na QNO 15.

 Iluminação – Segundo o administrador Ari de Almeida, as entrequadras EQNO 46, 03/05, 911 e 13 já receberam nova iluminação de alta qualidade, através do programa “Ceilândia Iluminada”, que tem trazido mais segurança e oportunidade para a comunidade utilizar equipamentos de ginástica, parques infantis e quadras poliesportivas durante a noite. Em breve, novas quadras serão contempladas. “A iluminação também é uma das prioridades do governador Agnelo Queiroz para a nossa cidade”, diz Ari de Almeida. O orçamento para a implantação da nova iluminação está sendo disponibilizado através de emendas parlamentares destinadas pelo deputado distrital Chico Vigilante.

Organização da Cidade –  No final do ano passado, a Administração Regional de Ceilândia organizou o setor de oficinas, que por muitos anos estava abandonado. A regional retirou as carcaças de carros velhos que serviam de esconderijo para marginais. Uma nova operação está sendo organizada para julho. Outras duas grandes ações que a administração regional já iniciou nas entre- quadras são: A padronização dos quiosques, através do projeto “Quiosque Legal” implantado pela regional, e a instalação de novos abrigos nas paradas de ônibus. “Em breve o Setor O estará de cara nova, esse é o nosso objetivo”, afirmou o administrador Ari de Almeida.