10/07/2012 às 20:00

DF exporta experiência em extensão rural

Delegação japonesa visita quatro cooperativas de produtores agrícolas no Distrito Federal

Por Emater

A assistência técnica e extensão rural no Brasil são exemplos para japoneses que pretendem investir em países africanos. Nesta semana, uma delegação da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) está no Distrito Federal para conhecer a experiência da Emater-DF no trabalho com empreendedores rurais, especialmente da categoria familiar. A delegação visitou, nesta terça-feira (10), quatro cooperativas de produtores que atuam no DF.

Os trabalhos começaram pela manhã, na Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara), no núcleo rural Taquara. O presidente da entidade, Maurílio Cezar, recebeu os visitantes e explicou detalhes da produção e da comercialização realizadas pelos 218 cooperados — 73% deles são agricultores familiares. Os integrantes da comitiva japonesa tiraram dúvidas quanto à logística de distribuição e de inserção no mercado e ficaram interessados no sistema de rastreabilidade da cooperativa — que permite ao consumidor acessar informações e detalhes sobre toda a produção, desde a data da colheita até a localização da propriedade.

Em seguida, os representantes da Jica foram até o núcleo rural Rio Preto — também na região administrativa de Planaltina — onde conheceram a história da Cooperativa dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais do DF (Multiflor). A extensionista Regina Lima, da Emater – Rio Preto, detalhou a experiência da entidade desde o início, em 2008, quando um grupo de agricultores começou a trabalhar com floricultura, até os dias de hoje, quando a entidade se prepara para receber investimentos governamentais e vê sua comercialização e renda crescerem.

No período da tarde, o grupo visitou a Cooperativa Agropecuária de São Sebastião (Copas) e a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF). A agência japonesa pretende aplicar as experiências conhecidas no Brasil e, principalmente, em Moçambique, por meio de acordos de cooperação com o país africano.