10/07/2012 às 19:40

Reforma no hospital do Paranoá agiliza atendimento

Informatização e inauguração da emergência da pediatria foram apenas algumas melhorias introduzidas na rotina da unidade de saúde

Por Secretaria de Saúde

 

O Hospital Regional do Paranoá (HRPa), que também é responsável pelo atendimento dos moradores de Itapoã e regiões vizinhas, apresentou um saldo positivo em termos de reformas, ampliações, adaptações e melhorias do serviço nos últimos dois anos. Mudanças há muito tempo esperadas foram introduzidas na rotina do hospital e trazem maior agilidade ao atendimento.

 

Segundo o diretor Marcelo Benites Monteiro, são 38 ações que se reverteram em maior comodidade para os pacientes e também para as equipes que lá trabalham. “A criação do terceiro turno no centro de saúde foi muito importante, porque a maioria dos pacientes trabalha durante o dia e passou a ter a oportunidade de fazer suas consultas em um horário diferente”, explica o diretor, referindo-se ao Centro de Saúde nº 1, que fica na quadra 21 do Paranoá.

 

Outras conquistas apontadas por Marcelo são a informatização do HRPa e do centro de saúde, e a inauguração da emergência  da pediatria. Essa última, segundo o médico, aumentou a capacidade de atendimento, o que resultou em maior comodidade para os pacientes e seus acompanhantes. Já a informatização, disse o diretor, acabou com a perda de prontuários de papel, já que todos os atendimentos ficam registrados online, podendo ser acessados tanto pelos profissionais do hospital como os do centro de saúde, o que facilita o diagnóstico e o tratamento.

 

Ainda como novidade dos últimos dois anos, a população passou a contar com o CAPS AD do Itapoã, que já faz o acompanhamento de 80 pacientes por meio de uma equipe multiprofissional com médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e outros profissionais.

 

“Tudo isso se reverte num acompanhamento de melhor qualidade, o que resulta em menos idas e vindas ao hospital, e deixa as vagas lá existentes para quem realmente precisa”, observou o diretor, enumerando, ainda, a reforma e ampliação do ambulatório e do setor de marcação de consultas, o pleno funcionamento do tomógrafo, que está operando normalmente, e a efetivaçãodo Programa Saúde na Escola (PSE) com avaliação médica, nutricional e oftalmológica em duas escolas do Paranoá.

 

O HRPa possui 1,1 mil profissionais, entre médicos em diversas especialidades, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e pessoal administrativo. Atualmente, o pronto-socorro do hospital conta com ortopedia (inclusive com tratamento para coluna), pediatria, clínica médica, cirurgia geral, neonatologia, UTI e centro cirúrgico. No ambulatório, os pacientes contam com oftalmologia, odontologia, fisioterapia e salas de vacinas, além de dermatologia e urologia.

 

Além dos moradores do Paranoá e Itapoã, o HRPa recebe pacientes do Varjão, Lago Sul, Lago Norte, São Sebastião e áreas rurais de Planaltina e de Sobradinho.