19/07/2012 às 23:08, atualizado em 17/05/2016 às 14:38

Agnelo Queiroz conhece modelos de parcerias na Ásia

Governador reúne-se com representantes de empresas em Cingapura interessadas em investir no DF

Por Secretaria de Comunicação Social

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, concluiu nesta quinta-feira (19), em Cingapura, a segunda etapa da missão internacional do Governo do Distrito Federal que começou nos Emirados Árabes e agora segue para Xangai, na China. Ele avaliou como muito positiva esta etapa da viagem. “A qualidade da agenda cumprida e as informações colhidas pela nossa equipe serão muito úteis para os projetos que pretendemos desenvolver no DF”, assegurou o governador. “Várias empresas de Cingapura demostraram interesse em investir no Brasil, especialmente no DF”, completou.

Na programação de hoje, o governador visitou a Changi Airports International (CAI), que coordena os investimentos aeroportuários ao redor do mundo, a Public Utility Board (PUB), Agência de Águas de Cingapura, e a Jurong Consultants, empresa responsável pelo desenvolvimento do planejamento da reforma do Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, e pela idealização da “aerotrópolis”, em seu entorno.

Na empresa Singbridge, com experiência internacional em implantação de parques industriais, o governador encontrou-se com os diretores Abel Ang e Xavier Macia, de quem ouviu o histórico da empresa na área de soluções urbanas e na montagem de distritos industriais na China, Indonésia, Índia, Bangladesh e Vietnã. A Singbridge investe, desenvolve e gerencia cidades integradas e soluções urbanas sustentáveis. É dela o projeto Sino-Singapura Guangzhou Knowledge City (SSGKC).

Temos interesse em estreitar relações com empresas, especialmente dos setores industrial e habitacional, e a Singbridge tem muita experiência no setor”, informou o governador. “Até agora, o GDF não disputava essas oportunidades que existem no mercado mundial. Mas o Brasil vive um momento muito importante, e Brasília, em especial, está despertando o interesse de investidores e empreendedores internacionais”, completou Agnelo Queiroz, que está interessado em conhecer experiências internacionais que utilizam os fundos soberanos desses países para investimento em países em desenvolvimento, como o Brasil.

Comitiva – Agnelo Queiroz e comitiva permanecem em Xangai pelos próximos quatro dias. A missão passará ainda pela Alemanha e Itália. Acompanham o governador os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Abdon Henrique de Araújo, e de Comunicação Social, Samanta Sallum; o porta-voz, Ugo Braga; a chefe da Assessoria Internacional do GDF, Flávia Malkine; os presidentes da Terracap, Antônio Carlos Lins, e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), Carlos Alberto Kock; e o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), Vinícius Benevides. Também fazem parte da comitiva os deputados distritais Patrício, presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, e Cristiano Araújo, além do presidente da Federação das Indústrias de Brasília (Fibra), Antônio Rocha.

O objetivo da missão internacional é conhecer as melhores experiências em soluções tecnológicas, sustentáveis e de crescimento econômico que possam ser desenvolvidas em nossas cidades e, ao mesmo tempo, divulgar as potencialidades do Distrito Federal e os inúmeros aspectos positivos para os empreendedores interessados em investir na nossa região.