22/07/2012 às 19:22, atualizado em 17/05/2016 às 14:37

Experiências internacionais serão trazidas para o DF

Durante missão no exterior, governador Agnelo Queiroz firma parceria para testar no Distrito Federal ônibus elétrico produzido na China e garante a vinda de empreendedores de Dubai para conhecer Parque Tecnológico Capital Digital. Delegação brasiliense busca parcerias comerciais e de alta tecnologia nos Emirados Árabes, Ásia e Europa

Por Secretaria de Comunicação Social

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e comitiva seguem em missão internacional para divulgar Brasília como centro tecnológico e digital, e atrair investimentos estrangeiros para a capital do país. Nos últimos dias, o governador anunciou que em setembro um ônibus elétrico chinês começará a circular por Brasília, em teste. Além disso, daqui a dois meses, integrantes do governo de Dubai virão a Brasília conhecer o Parque Tecnológico Capital Digital (PTCD).

Em Cingapura e na China, o governador apresentou a empresários locais a palestra Invest in Brasilia (Invista em Brasília), na qual mostrou a investidores internacionais o potencial que a cidade – capital da sexta maior economia do mundo – possui para receber grandes empresas e capacitar mão de obra. O objetivo é acelerar o desenvolvimento tecnológico e econômico do Distrito Federal, garantindo mais emprego e renda para a população.

A missão internacional partiu no último dia 13 e teve como primeiro destino Dubai, nos Emirados Árabes. Lá, a comitiva do GDF pôde trocar experiências com o governo local, que mostrou a infraestrutura hoteleira da região, integrada por cerca de 150 hotéis de diferentes categorias, e ainda a Dubai Media City e a Dubai Internet City, maior centro de negócios de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oriente Médio e do Norte da África.

A delegação brasiliense também passou por Iskandar, na Malásia, para saber como funciona o principal corredor de desenvolvimento regional. A cidade tem como focos principais oportunidades de investimentos, capacitação profissional, qualidade de vida, compras e lazer. Tudo isso viabilizado a partir de grandes parcerias com a iniciativa privada.

Desenvolvimento sustentável – Para que esse progresso chegue ao Distrito Federal de forma consistente, o GDF vai investir em sustentabilidade e no uso de fontes renováveis de energia. Para isso, uma das maiores fábricas de ônibus elétricos do mundo, que tem sede em Xangai, desenvolveu um modelo personalizado para ser testado nas ruas de Brasília a partir de setembro. Agnelo Queiroz destacou que investir na melhoria do transporte público no DF é prioridade da atual gestão.

A comitiva do Distrito Federal também se reuniu com dirigentes da fábrica de painéis solares Chaori Solar, empresa que se destaca pelo uso de energia limpa.

Missão internacional – A viagem faz parte da missão internacional do governador Agnelo Queiroz para conhecer os melhores polos digitais do mundo e trocar experiências nos setores de desenvolvimento sustentável, mobilidade e planejamento urbanos.

Além de Agnelo Queiroz, integram a comitiva os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Abdon Henrique de Araújo, e de Comunicação Social, Samanta Sallum; o porta-voz, Ugo Braga; a chefe da Assessoria Internacional do GDF, Flávia Malkine; os presidentes da Terracap, Antônio Carlos Lins, e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), Carlos Alberto Kock; o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), além dos deputados distritais Patrício (presidente da Câmara Legislativa) e Cristiano Araújo, bem como o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Antônio Rocha.