25/07/2012 às 21:29

Brasília sedia encontro ibero-americano sobre cultura de rede

Discussões incluem temas como economia criativa e sustentabilidade para projetos culturais em rede

Por Secretaria de Cultura

Brasília recebe o 2º Encontro Ibero-Americano de Cultura de Rede. O evento, que segue até a quinta-feira (26), faz parte da programação do 13º Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, realizado entre os dias 17 e 29 de julho. 

O objetivo do encontro é consolidar um espaço ibero-americano de articulação entre os agentes que trabalham colaborativamente em rede e articular estratégias e recomendações para acordo e implementação de políticas culturais que fortaleçam o trabalho colaborativo nos países da região.

Participam das discussões do segundo encontro representantes de redes culturais cooperativas da América Latina e organizações públicas e privadas interessadas nos processos de colaboração. O primeiro encontro foi realizado em março de 2011 na cidade de Quito, Equador, e resultou na Carta de Quito.

Canclini fecha o encontro – Os debates contam com a participação de especialistas convidados e estão divididos em cinco temáticas: dinâmica global; novos modelos de incidência; economia criativa e sustentabilidade para projetos culturais em rede; gerenciamento de rede; e agenda regional.

O encerramento terá conferência do professor e pesquisador Néstor Garcia Canclini, da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), Doutor em Filosofia e membro emérito do Sistema Nacional de Pesquisadores do México.

Canclini é considerado um dos maiores investigadores em comunicação, cultura e sociologia na América latina. Ele é autor de estudos sobre as culturas, suas interações, choques e convergências. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre antropologia da mídia e políticas culturais na cidade do México.

Além do Cena Contemporânea, a organização do evento tem a participação da Rede Nacional dos Pontos de Cultura, Cultura Senda, Cultura & Integration, Fora do Eixo e Rede Sul Americana de Dança, e a correalização da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, com o apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos.