02/08/2012 às 20:43

Mutirão incentiva autonomia feminina

Ação da Secretaria da Mulher oferece palestras sobre assuntos como igualdade de gênero e violência doméstica

Por Secretaria da Mulher

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SEM-DF) realizou na manhã desta quinta-feira (2), no auditório da Administração Regional de Samambaia, mais um Mutirão de Informação, Formação e Cidadania. A atividade é um dos eixos de trabalho do programa Rede Mulher, que se caracteriza como uma política pública intersetorial, multidisciplinar e integrada, formulada sob a concepção do trabalho em rede.

Aproximadamente 30 pessoas participaram da atividade que fomentou palestras sobre assuntos como igualdade de gênero e Lei Maria da Penha. Foram abordados, ainda, temas como as várias formas de violência contra a mulher e os serviços especializados de atendimento à vítima de violência. Discussões sobre sexismo, machismo e patriarcalismo também estiveram na pauta do programa. Considerando o público de hoje, mais de 450 pessoas já participaram do mutirão, incluindo homens e mulheres.

A secretária da Mulher, Olgamir Amancia Ferreira, conta que essas ações se propõem a funcionar como instrumentos de divulgação das políticas públicas que beneficiam diretamente as mulheres. Para ela, esse movimento funciona como instrumento de apoio à mobilização comunitária das mulheres para a adesão às políticas públicas do GDF e outras instituições. Ela destaca também a importância de as mulheres terem conhecimentos dessas ferramentas. “É fundamental essa divulgação que fazemos, assim como esses mutirões, que levam informação às mulheres do Distrito Federal o  que, consequentemente, aumenta sua capacidade de autonomia”, disse.

O evento proporcionou às participantes uma reflexão coletiva da necessidade de haver no Brasil uma lei específica para proteger as mulheres contra a violência praticada em âmbito doméstico e familiar. A dinâmica das atividades realizadas no encontro ocorreu de forma que possibilitasse a contribuição e interação entre os presentes, enriquecendo, assim, o debate.

Desde janeiro deste ano, a Secretaria da Mulher já realizou mutirões no Córrego das Corujas, no Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia;  Varjão; Itapoã; Núcleo Rural Tabatinga, em Planaltina; Lago Norte; Brasília; Santa Maria; São Sebastião; Cidade Ocidental (GO); entre outras localidades.