15/08/2012 às 15:22

Congresso de Medicina para Brasília

Governador Agnelo Queiroz recebe comitiva que escolherá a cidade-sede do 31º Congresso Brasileiro de Cirurgia

Por Secretaria de Comunicação Social


. Foto: Mary Leal

 O governador Agnelo Queiroz recebeu nesta terça-feira (14), no Palácio do Buriti, oito membros da comissão do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC). O grupo está visitando a capital, que concorre, juntamente com outras quatro cidades (Belém, Curitiba, Florianópolis e Salvador), a sediar a 31ª edição do Congresso Brasileiro de Cirurgia. O evento será realizado em 2015 e reunirá mais de 4 mil congressistas.

“Trata-se de um dos mais importantes do país, e que trará inúmeros benefícios para a cidade, tanto para a Medicina, pela relevância das discussões e avanços acadêmicos, quanto para a economia da cidade”, avaliou o governador Agnelo Queiroz.

Na reunião, o governador sugeriu a realização, durante o encontro, de um grande mutirão de cirurgias nos hospitais da rede pública da cidade, a exemplo do último mutirão de cirurgias plásticas para reconstrução mamária. O objetivo é diminuir as filas de esperas e propiciar a troca de experiências com os renomados profissionais do Brasil inteiro que participarão do congresso. “Esse é um evento que tem o meu total e integral apoio”, declarou.

O vice-reitor da Universidade de Brasília, João Batista de Sousa, que é médico e integra o Colégio Brasileiro de Cirurgiões, também ressaltou a importância do congresso. “Ter um evento desse porte será extremamente benéfico para Brasília e para toda a região Centro-Oeste. Por isso, é importante a participação do GDF na luta pela realização do evento na cidade”, destacou.

“Essa reunião é de extrema importância, pois além de Brasília ter todas as condições necessárias para a realização do evento, temos o apoio do governador, que é nosso colega de profissão”, ressaltou o vice-presidente do CBC, Fernando Cesar David Silva.

Legado – A comissão estará em Brasília por dois dias para conhecer as condições da cidade e as instalações para receber o evento. Como o congresso ocorrerá em 2015, a organização fará uso de parte da estrutura e legados dos grandes eventos realizados na capital, como a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo FIFA 2014.

A visita da comitiva e a reunião com o governador Agnelo Queiroz são parte do processo de escolha da nova sede, que teve início ainda no final do ano passado. Em cada cidade visitada, é produzido um relatório. Em Brasília, como parte das atividades, o grupo irá hoje ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães, acompanhado do secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves.

“Brasília tem todas as condições de receber um evento dessa natureza. Além de ser a capital, é o centro político do país, o que facilita a participação de representantes do governo federal. Além disso, o Centro de Convenções é bem localizado, e a rede hoteleira é ampla e diversificada”, explicou Luis Otávio. O secretário afirma ainda que será elaborada uma Carta de Intenções de Brasília para sediar o evento, formalizando a candidatura da cidade e estipulando as contrapartidas necessárias.

A última edição do congresso foi realizada em Fortaleza. A próxima será no Rio de Janeiro. O Centro-Oeste ainda não abrigou o evento. A divulgação do resultado da cidade que sediará a edição de 2015 ocorrerá no final do ano. O relatório sobre a visita a Brasília será apresentado na próxima reunião do CBC, em setembro.

“Nós agradecemos imensamente o tempo que o governador dispensou à comitiva do Colégio Brasileiro de Cirurgia. O apoio do governo é relevante para a realização de um evento desse porte”, avaliou o diretor de defesa profissional do CBC, Heládio Feitosa Filho.