20/08/2012 às 22:57

Cai o número de tentativas de homicídio no DF

 Além do levantamento, a Secretaria de Segurança Pública apresentou análise sobre os episódios registrados, especialmente os relacionados a crimes que resultaram em mortes violentas

Por Secretaria de Segurança Pública

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) divulgou nesta segunda-feira (20) o balanço criminal da última semana (13 de agosto a 19 de agosto). O número de homicídios apresentou redução de um caso (12) em relação ao mesmo período da semana passada. Houve queda, ainda, nas tentativas de homicídio, que passaram de 22 para 17. Os crimes de latrocínio e tentativa de latrocínio não registraram nenhuma ocorrência.

Além do levantamento, a Secretaria de Segurança Pública apresentou análise sobre os episódios registrados, especialmente os relacionados a crimes que resultaram em mortes violentas. “Esse novo mapeamento mostra características que já vínhamos afirmando. Boa parte dos homicídios registrados no DF possui como vítima pessoas com extensa ficha criminal. Quase sempre essas pessoas morrem vítimas de acertos de contas, ou seja, perto de suas casas”, explicou o secretário-adjunto de Estado de Segurança Pública do DF, Joziel Freire.

De acordo com a análise formulada pela pasta, 36% dos 12 casos de homicídio registrados ocorreram em frente à casa das vítimas, cenário clássico para um acerto de contas. Entre os envolvidos, 67% possuíam antecedentes criminais. Quatro deles cumpriam prisão domiciliar.

Na avaliação do secretário-adjunto, o trabalho integrado das forças de segurança reduziu os índices de criminalidade em todo o DF. “Graças a essa integração promovida pelo Programa Ação pela Vida, pelo policiamento ostensivo da Polícia Militar e de investigação da Polícia Civil é que estamos conquistando números mais positivos”, disse.

Segundo o diretor- adjunto da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Watson Warmiling, as operações foram intensificadas nos dias, locais e horas de maior incidência. Ele destacou, ainda, que a Polícia Civil realiza diversas prisões de traficantes de drogas. “Temos certeza de que com a repressão ao tráfico de drogas, os índices de homicídios também vão cair, pois grande parte das mortes é ocasionada por acerto de contas”, explicou o delegado.

O chefe de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), TC Sérgio Cunha, informou que a Polícia Militar promove diversas ações no centro de Taguatinga para combater os crimes de roubo com restrição de liberdade, como também de outras naturezas criminais. “Fazendo um comparativo com a semana anterior, tivemos redução de 27% nos casos de roubo com restrição de liberdade. Essa ação também deve se estender para outras cidades do DF, como são Sebastião, Ceilândia e Sobradinho”, explica o coronel.  

Incêndios – O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) registrou 180 ocorrências de incêndio nesta semana, 86 registros a menos que a semana anterior. Só neste mês, cerca de 1.590 pessoas foram atendidas pelas ambulâncias do Corpo de Bombeiros e 38 pessoas foram resgatadas pelo helicóptero da força.

O Detran e a PM apreenderam 119 veículos e 33 motocicletas somente neste final de semana. De janeiro até 12 de agosto deste ano, houve redução de 41 vítimas de trânsito. Em 2012, foram registradas 255 mortes e 239 acidentes com morte no trânsito. Já em 2011 foram 303 mortes e 276 acidentes com morte no trânsito.