23/08/2012 às 23:29

Paratletas do DF chegam a Londres

Eles passaram nove dias em Manchester, cidade do noroeste da Inglaterra, em trabalho de adaptação e treinos

Por Cinara Lima, da Agência Brasília

Os 15 aletas brasilienses que integram a delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Londres chegaram, nesta quinta-feira (23), na capital inglesa. Com o fim da preparação realizada em Manchester, desde o dia 14 de agosto, os esportistas desembarcaram em Londres prontos para competir.

“Manchester tem estruturas de altíssima qualidade. Ter vindo com antecedência ao país que sediará os Jogos Paralímpicos foi importante não só para reforçar e finalizar o treinamento dos atletas como também para que eles se adaptassem ao fuso, novo clima e alimentação, com tranquilidade”, explicou o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons.

Os jogos serão realizados dos dias 29 de agosto a 9 de setembro e reunirão mais de 5 mil representantes de 150 países. A delegação brasileira conta com 182 paratletas.

A estrutura de treino foi oferecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, por meio de parceria com o Ministério do Esporte, via Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv).

O presidente do comitê lembrou que, em Pequim, em 2008, apenas as seleções brasileiras de atletismo e natação, que ficaram em Macau (China), passaram pela aclimatação. “Desta vez conseguimos que todas tivessem esse privilégio”, reforçou Andrew Parsons.

Ainda de acordo com Parsons, a expectativa é de que o Brasil supere o desempenho conquistado em Pequim, quando a delegação brasileira ficou em nono lugar no quadro geral de medalhas. “Os atletas do DF estão entre os melhores do país e do mundo. Esperamos que façam seu melhor e conquistem bons resultados”, disse.

Apoio – Antes de partirem para Manchester, os atletas foram recebidos pelo governador Agnelo Queiroz, no Palácio do Buriti. Ele desejou sorte aos esportistas e destacou projetos de incentivo às pessoas com deficiência em andamento no GDF.

“Estamos implantando treinamento para garantir o acesso das pessoas com deficiência aos nossos centros olímpicos. Já temos 48 atletas que treinam nessas estruturas competindo”, afirmou o governador.

Segundo o presidente do comitê, o incentivo do GDF é fundamental para o desenvolvimento dos esportistas. “O governo Agnelo trata da mesma forma todos os atletas, sem qualquer distinção. É uma política equilibrada que contempla aqueles que se dedicam a alguma modalidade”, avaliou.

Andrew Parsons lembrou o empenho de Agnelo Queiroz em promover o esporte no país. Ele citou como exemplo a lei nº 10.264/2001 – chamada Lei Agnelo/Piva devido ao nome de dois de seus autores, o senador Pedro Piva e o então deputado federal Agnelo Queiroz –, que destina 2% da arrecadação bruta das loterias da Caixa Econômica Federal para o esporte.

Desse total, 15% vão para o Comitê Paralímpico Brasileiro e 85% para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O percentual é abatido do prêmio do ganhador.

Atletas

Modalidades

Antônio Delfino de Souza

Atletismo

Ariosvaldo Fernandes da Silva

Atletismo

Edson Cavalcante Pinheiro

Atletismo

Emicarlo Elias de Souza

Atletismo

Shirlene Santos Coelho

Atletismo

João Alberto Schwindt Filho

Ciclismo

Leandro Moreno da Silva

Goalball

Leomon Moreno da Silva

Goalball

Davi Salazar Pessoa Mesquita

Hipismo

Marcos Fernandes Alves

Hipismo

Sérgio Fróes Ribeiro de Oliva

Hipismo

Iranildo Conceição Espíndola

Tênis de mesa

Ronaldo Pinheiro Machado de Souza

Tênis de mesa

Carlos Alberto Chaves dos Santos

Tênis em Cadeira de Rodas

Natalia Mayara Azevedo da Costa

Tênis em Cadeira de Rodas