30/08/2012 às 17:37

Centros olímpicos oferecem curso sobre combate ao desperdício de alimentos

 Iniciativa faz parte do projeto Ecoclasse, que promove treinamentos, oficinas e palestras com foco no consumo consciente

Por Secretaria de Esporte

Segurança alimentar, combate ao desperdício e melhor aproveitamento nutricional dos alimentos são os principais temas das oficinas e palestras ministradas aos alunos dos centros olímpicos e às comunidades da Estrutural e de Santa Maria. A ação segue até 12 de setembro e faz parte do projeto Ecoclasse, que é realizado em parceria com a Secretaria de Esporte. As oficinas contam com o apoio de alunos do 6º semestre do curso de nutrição do Centro Universitário Uniceub.

O Ecoclasse tem como meta capacitar as comunidades para os desafios que envolvem o meio ambiente nas cidades. O projeto promove treinamentos, oficinas e palestras com foco no consumo consciente, na economia de água e energia elétrica e na importância da separação e da reutilização do lixo.

Números – Segundo estudo apresentado pela FAO em 2011, 1 bilhão e 300 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano no mundo. A pesquisa afirma que os países emergentes e as nações desenvolvidas desperdiçam aproximadamente a mesma quantidade de alimentos: 670 milhões de toneladas por ano nos países ricos e 630 milhões nos países em desenvolvimento.