04/09/2012 às 19:45, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Oito anos de Jardim Botânico

Região recebe grandes investimentos para melhorar sua infraestrutura

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

O Jardim Botânico comemorou ontem oito anos. Além dos 8 mil metros de bolo distribuídos ao som da orquestra do Corpo Militar de Bombeiros (CBM), na Feira do Produtor, houve demonstração com cães pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). De acordo com o administrador substituto, Jesuíno Pereira, a região também ganhou muitos investimentos do Governo do Distrito Federal.

“Desde o início de 2011, o Jardim Botânico recebeu muitas realizações. Só em iluminação pública, foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões”, ressalta Pereira. Segundo ele, também houve o asfaltamento e construção do estacionamento da Feira do Produtor, restauração do asfalto da Estrada do Sol e pavimentação da via que liga a Etapa 2 à Etapa 3. O local recebeu meio-fio e rede de águas pluviais.

O presidente da Associação dos Moradores do Condomínio Ville de Montagne, José Ronaldo Carvalho Vasconcelos, aprova as ações. “O Jardim Botânico é constituído essencialmente de condomínios. Nós estamos tentando atrair a comunidade por meio de gestão participativa e percebemos que as demandas estão sendo atendidas pelo governo”, declara. “Esta cidade é nova e é claro que o GDF está bastante sensível à causa das novas regiões administrativas. O Orçamento Participativo contribui para isso”, completa o vice-presidente da associação, Leonardo Vinhal.

Estrutura – Entre as demandas atendidas, destaca-se a construção de 1,8 metros de calçadas lineares; a limpeza do terreno em frente ao Condomínio Solar; e a implantação de um Ponto de Encontro Comunitário (PEC). Mais dois estão previstos para serem inaugurados em breve.

Os 35 artesões moradores do Jardim Botânico também recebem apoio. Além do espaço cedido na administração regional, eles têm espaço exclusivo na Feira do Produtor para expor as peças produzidas.

Equipamentos públicos – O Jardim Botânico, pela primeira vez, receberá equipamentos públicos de uso relevante para a população. A Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) doou um terreno na Etapa 3 para a implantação de duas escolas públicas, uma delegacia, três praças, ginásio de esportes, centro de saúde, sede da administração, posto do Departamento de Trânsito (Detran) e sede do Corpo de Bombeiros. A medida deve gerar investimento de aproximadamente R$ 20 milhões.