08/09/2012 às 13:35

Combate ao desperdício de alimentos e segurança alimentar

Oficinas e palestras sobre o tema serão realizadas até o dia 12 de setembro para alunos dos Centros Olímpicos e comunidades da Estrutural e Santa Maria

Por Secretaria de Esportes

Segurança alimentar, combate ao desperdício e melhor aproveitamento nutricional dos alimentos são os principais temas das oficinas e palestras que, até o dia 12 de setembro, irão orientar e conscientizar os alunos dos Centros Olímpicos e as comunidades da Estrutural e de Santa Maria. A ação faz parte do projeto Ecoclasse, realizado em parceria com a Secretaria de Esporte. As oficinas contam com o apoio de alunos do 6º semestre do curso de nutrição do Centro Universitário Uniceub.

Único aluno homem do curso, José Pereira de Souza, está animado. Ele, que trabalha como pedreiro, disse que resolveu fazer o curso porque o médico recomendou uma alimentação mais saudável. “Tenho osteoporose e preciso comer alimentos com mais cálcio. Aqui no curso, tenho aprendido quais são os alimentos”.

Seminário Internacional – No dia 17 de outubro, o Seminário Internacional sobre Segurança Alimentar e Combate ao Desperdício vai abordar o tema. Estarão presentes representantes da agência da Organização das Nações Unidas (ONU)  para Agricultura e Alimentação – FAO e do Ministério das Relações Exteriores. No evento também serão apresentados os resultados do trabalho que vem sendo realizado pelo Projeto Ecoclasse nos Centros Olímpicos do DF. O seminário, que vai comemorar o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), é organizado em parceria com as coordenações dos cursos de Relações Internacionais e Nutrição do Uniceub.

Desperdício mundial de alimentos – Segundo um estudo apresentado pela FAO em 2011, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano no mundo todo. A pesquisa afirma que tanto os países emergentes quanto as nações desenvolvidas desperdiçam aproximadamente a mesma quantidade de alimentos: 670 milhões de toneladas por ano nos países ricos e 630 milhões nos países em desenvolvimento.

Capacitação – O Projeto Ecoclasse tem como meta capacitar as comunidades para os desafios que envolvem o meio ambiente nas cidades e concretizar mudanças de hábitos com práticas conjuntas para um melhor convívio social e a conservação ambiental. O projeto consiste na realização de treinamentos, oficinas e palestras com foco no consumo consciente, na economia de água e energia elétrica e na importância da separação e da reutilização do lixo.