16/09/2012 às 17:58

Mutirão realiza laqueadura em 200 mulheres

Ação faz parte do programa Saúde Para Todos, que vai acabar com a fila de espera por cirurgias em oito especialidades na rede pública de Saúde do DF

Por Da Redação


. Foto: Renato Araújo/SES-DF

A Secretaria de Saúde promoveu neste fim de semana o mutirão de cirurgias de laqueadura no Hospital Materno Infantil (HMIB), que faz parte do programa Saúde Para Todos. Realizada por oito médicos especialistas em obstetrícia e ginecologia, a ação tirou da fila de espera cerca de 200 mulheres. No sábado (15), primeiro dia desse mutirão, as pacientes receberam as visitas do secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, e da primeira-dama do Distrito Federal, Ilza Queiroz, que é médica ginecologista.

O novo método adotado pela secretaria prevê cirurgias com duração de cinco a 10 minutos, tempo suficiente para aplicar microimplantes em cada uma das trompas da paciente. A técnica é menos invasiva do que a da cirurgia tradicional e não exige cortes ou internação. O custo de cada kit é de aproximadamente R$ 5 mil, e a secretaria adquiriu 1,2 mil deles. Um novo processo para a compra de cerca de 800 novos kits já começou.


Saúde Para Todos –
O mutirão teve início em 7 de setembro, e, desde então, foram feitas cerca de 500 cirurgias em quatro especialidades: oftalmologia, clínica geral, ortopedia e vascular. A meta da Secretaria de Saúde é fazer mais 16.632 operações em 10 meses durante a ação, que faz parte do programa Saúde Para Todos e ocorre em hospitais de 11 regiões administrativas.