25/09/2012 às 23:10, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

GDF intensifica ações de prevenção contra as chuvas

Governador Agnelo Queiroz avalia áreas de riscos do DF

Por Da Redação

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, realizou na manhã desta terça-feira (25), com o secretário da Defesa Civil, Paulo Roberto Matos, um sobrevoo pelas principais áreas de risco do DF. O levantamento dessas zonas integra um processo de articulação entre diferentes setores do governo e comunidades afetadas destinado à prevenção e à minimização de acidentes comuns ao período de chuvas.

O sobrevoo cobriu as quatro principais áreas de risco do DF: Fercal, Vila Rabelo (Sobradinho II), Vicente Pires e Sol Nascente (Ceilândia). As comunidades das quatro localidades, que somam cerca de 900 residências e 3.600 habitantes, recebem atualmente orientação e capacitação de representantes da Defesa Civil sobre como antecipar ações e proceder em situações de emergência.

A capacitação é estendida a servidores das administrações regionais e a membros de instituições sediadas nas quatro localidades. A articulação do governo voltada a ações de emergência reúne, ainda, a Casa Civil, a Coordenadoria de Cidades e as secretarias de Ordem Pública e Social (Seops) e de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest).

O entendimento entre os diferentes setores do governo tem por meta ações como a recuperação de erosões e a capacitação de servidores em ajuda humanitária.

Precauções – O período de chuvas – de outubro a abril – exige a adoção de algumas precauções. Para isso, a Defesa Civil atua em ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar desastres. Algumas das orientações da secretaria para evitar acidentes no período são:

• Se durante a chuva estiver em local seguro, não saia;

• Se o nível da água estiver subindo próximo à residência, o morador e sua família devem se deslocar para um lugar mais seguro, com relevo mais alto;

• Não deixe seu filho brincar nas águas das chuvas e enxurradas;

• Não passe por áreas alagadas, sob o risco de ficar ilhado;

• Se estiver ao ar livre, procure um abrigo seguro, longe de árvores. Elas atraem raios e seus galhos podem cair;

• Não tente enfrentar a correnteza, de carro ou a pé;

• Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados, ou que estejam em locais inundados – há risco de choque elétrico e curto-circuito;

• Descarte os alimentos e outros produtos que estiveram em contato com a água;

• Limpe os locais atingidos pela chuva e lama usando luvas e botas, desinfetando objetos numa mistura de um copo de água sanitária para 20 litros de água.